Temer entrega hidrelétricas da Cemig e despreza interesse público

O governo ilegítimo de Michel Temer dá com uma mão ao grande capital e tira com a outra do restante da população brasileira. No mesmo dia em que a Câmara aprovou o texto-base da medida provisória que cria o novo programa de refinanciamento de dívidas tributárias (Refis), abatendo dívidas milionárias de grandes devedores tributários, o governo golpista leiloou por um preço generoso de R$ 12 bilhões quatro usinas hidrelétricas – já amortizadas, ou seja, já pagas – operadas pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Tratam-se das usinas de Jaguara, São Simão, Miranda e Volta Grande, entregues a empresas privadas.

“Essas privatizações ferem o interesse coletivo e o bem comum, além de avançarem sobre a autonomia do estado de Minas Gerais, porque o governo federal está fazendo um cerco visando à privatização da Cemig, que cumpriu e cumpre um papel fundamental no desenvolvimento social e econômico do estado”, avaliou o deputado Patrus Ananias (PT-MG), que é autor de um projeto de decreto legislativo (PDC 727/17) que susta a portaria que determinou os leilões. O projeto é item prioritário da pauta da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara na reunião desta quinta-feira (27).

Na justificativa do projeto, Patrus lembrou posicionamento da área jurídica da Cemig, segundo a qual a edição da portaria pelo Ministério de Minas e Energia representou um “atropelo”. Isso porque a portaria determinou o leilão de usinas sub judice, o que envolveria risco na transação até mesmo para as empresas interessadas nas novas concessões, uma vez que o governo de Minas Gerais pode vir a ter suas demandas atendidas pela Justiça. “A energia elétrica não é uma questão de lucro, é uma questão de interesse coletivo”, sentenciou o parlamentar.

O deputado Adelmo Leão (PT-MG) chamou a atenção para o fato de Temer empenhar tanto esforço na entrega do patrimônio público com o objetivo único de cobrir parte do rombo de cerca de R$ 160 bilhões do seu governo. Segundo Adelmo, uma das possíveis consequências desses leilões será o aumento das contas de luz. “Agora, as usinas são vendidas, e os recursos não ficam com os mineiros. Agora elas são vendidas para multinacionais, num negócio que causa enorme preocupação, porque o preço da energia pode duplicar ou triplicar para os consumidores residenciais e industriais”.

A deputada Margarida Salomão (PT-MG) lembrou que nenhum país do mundo procede da forma como Michel Temer está fazendo com o Brasil. “Os Estados Unidos – estrela entre as nações capitalistas – possuem sob o comando estatal 87% da sua energia hidrelétrica. Nós, ao contrário, estamos vendendo a nossa energia, os nossos rios para empresas estatais de outros países. Essa empresa italiana, a Enel, que comprou a preço de banana a usina de Volta Grande é uma estatal italiana. Nós não podemos ter empresas estatais, mas outros países podem vir para comprar as nossas estatais”.

O deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) disse se tratar de um “absurdo” a venda para o capital estrangeiro de um patrimônio que é de toda a população. “Do ponto de vista econômico, é um prejuízo enorme ao povo brasileiro, em especial aos mais pobres e ao povo mineiro. Por quê? Porque o povo mineiro já pagou por essas usinas. Elas foram amortizadas durante os 20 anos em que a Cemig ajudou nesse processo de construção e em que o povo mais simples já pagou por essas usinas através das contas de energia”, lamentou.

PT na Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100