Taxa de desemprego é a menor para janeiro desde 1998, diz pesquisa

carteira_empregoA taxa de desemprego no país ficou em 12,6% no mês passado, registrando o menor índice para janeiro desde 1998, início da série histórica, segundo pesquisa realizada pela Fundação Seade e pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) em seis regiões metropolitanas e divulgada nesta quarta-feira. Em janeiro de 2009, a taxa havia sido de 13,1%. Já em dezembro ficou em 12,5%.

“O mercado interno brasileiro está vivendo um crescimento surpreendente no governo do presidente Lula. Esta expansão reflete diretamente na geração de empregos”, afirmou o deputado Fernando Nascimento (PT-PE). De acordo com o parlamentar, a política econômica descentralizada do governo Lula é a grande responsável pelo bom desempenho do mercado interno brasileiro. “Todas as regiões brasileiras estão em ritmo acelerado de crescimento, com destaque para a região Nordeste. Esta região, que antes estava praticamente estagnada, hoje experimenta um crescimento generalizado com distribuição de renda”, declarou.

O deputado Vicentinho (PT-SP) explicou que janeiro é sempre um mês complicado, porque há uma desaceleração do mercado de trabalho, devido aos empregos temporários que ocorrem no final do ano. No entanto, esta taxa de 12,6%, na sua avaliação, é o sinal de que o ano de 2010 será bastante promissor. “Se este índice ficou tão bom neste período, é sinal de que o mercado de trabalho brasileiro será muito bom no decorrer deste ano. É claro que nós gostaríamos que o desemprego fosse zero, mas se estamos conseguindo reduzi-lo, é a prova de que estamos no caminho certo”, declarou.

Pesquisa – O índice em São Paulo ficou estável, passando de 11,9% em dezembro para 11,8% em janeiro. Em Belo Horizonte, o desemprego caiu de 9,8% para 9,6%. Em Recife e Porto Alegre, as taxas subiram de 17,5% para 17,9% e de 9,4% para 9,7%, respectivamente. No Distrito Federal, passou de 14,5% para 14,7% e, em Salvador, de 17,0% para 17,7%.

O contingente de desempregados nas seis regiões analisadas foi estimado em 2,528 milhões de pessoas no mês passado, 4.000 a menos do que em dezembro. Esse número é resultante do fechamento de 139 mil vagas e da saída de 143 mil pessoas na força de trabalho.

Equipe Informes com Agências

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100