Tarcísio quer atropelar lei para favorecer grilagem de terras de devolutas

Para o deputado do PT Paulo Batista dos Reis, "a lógica de Tarcísio é uma vergonha" Foto: Diogenes Rabello

Governador de SP propõe mudança na Lei 17.557/22 para que latifundiários grileiros ampliem prazo de regularização de ocupações irregulares no Pontal de Paranapanema. MST estima que “doação” de Tarcísio equivale a 1 milhão de hectares de terras públicas;

Em meados de 2022, deputados estaduais da base de apoio do então governo Rodrigo Garcia apresentaram o Projeto Lei 277 daquele ano. Aprovado na Assembleia Legislativa com o pomposo nome de Programa Estadual de Regularização de Terras, foi sancionado pelo governador da época e tornou-se a Lei 17.557/22.

Na ocasião, a bancada de deputados petistas resistiu, lutou, apontou irregularidades e ilegalidades no então Projeto, que ainda assim obteve aprovação. O artigo 6º da referida Lei, entretanto, estabelece prazo de 18 meses para que latifundiários grileiros, especialmente na região oeste do interior paulista, no Pontal do Paranapanema, possam requerer a regularização do latifúndio ocupado irregularmente.

Eis que, no final de 2023, o governo Tarcísio de Freitas apresenta seu Projeto Lei 1589/23 que propõe, única e exclusivamente, a mudança do artigo 6º da lei anterior, cujo prazo passa a ser até o final de 2026. Na prática, o governador apenas estende a cortesia de seu antecessor, desta feita por mais 30 meses para que os grileiros encaminhem a solicitação.

Deputado estadual petista, Dr. Jorge do Carmo, observa que o governador Tarcísio pouco, ou melhor, nada se importou com o fato de que a lei permite que sejam feitos acordos fundiários de forma onerosa, para que possuidores de terras devolutas possam pagar e ficar com seus latifúndios, agraciados com descontos de até 90% do seu valor.

O também parlamentar petista Paulo Batista dos Reis afirma: “A lógica do Tarcísio é uma vergonha. O governador só pensa em vender patrimônio público. O governo paulista virou uma grande imobiliária e o governador é o ‘corretor geral do estado’. Ainda em debate no Legislativo de SP, a atual bancada de deputados do PT revive a mesma resistência e luta de 2022, frente ao então PL-177.

Lideranças do MST da região estimam que essa generosidade do governo Tarcísio de Freitas pode permitir o repasse de até 1 milhão de hectares de terras públicas devolutas para fazendeiros e empresas do agronegócio sendo a maioria na região do Pontal do Paranapanema.

Redação da Agência PT

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100