Tadeu Veneri (PR)

Filho e neto de ferroviários, Tadeu Veneri nasceu em União da Vitória, Paraná, e mudou-se em 1972, para trabalhar em Curitiba. Em 1974, começou a estudar Psicologia, na Universidade Católica do Paraná e Universidade Federal do Paraná.

Ex-funcionário do Banco do Brasil, Veneri começou sua militância política no movimento sindical. Seus mandatos parlamentares foram construídos nas lutas populares e sindicais e no compromisso com a defesa da classe trabalhadora. Ele atuou em todo o estado, na década de 70, ajudando na organização dos trabalhadores e na construção da oposição sindical dos bancários em vários municípios paranaenses.

Desde o início desta caminhada, como trabalhador envolvido com a organização sindical dos bancários, até a chegada ao Parlamento, passando pela candidatura a prefeito de Curitiba, em 2016, a trajetória de Veneri foi marcada pela defesa do interesse público, dos direitos sociais, do respeito às minorias e de uma sociedade igualitária, onde o Estado possa funcionar em benefício de todos e não apenas de uns poucos.

Filiado ao PT desde 1988, Tadeu Veneri conquistou cinco mandatos de deputado estadual. Na Assembleia Legislativa do Paraná foi líder do PT, líder da Oposição e presidiu a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, além de representado o partido nas comissões de Finanças, de Constituição e Justiça, de Cultura e de Ecologia, do Meio Ambiente e Proteção aos Animais, entre outras.

O primeiro mandato de Veneri na Assembleia Legislativa foi em 2003, tendo sido reeleito em 2006, 2010, 2014 e 2018. Antes, Veneri foi vereador em Curitiba, entre 1995 e 2002.

Tadeu Veneri foi eleito deputado federal nas eleições de 2022, com 84.758 votos.

 

Tadeu Veneri

Nascimento: 10/2/1953

Naturalidade: União da Vitória/PR

Profissões: Bancário

Gabinete 952 – Anexo IV 

(61) 3215-5952

twitter.com/tadeuveneri

   https://www.facebook.com/tadeu.veneri/

https://www.instagram.com/tadeuveneri/?hl=pt

https://www.tadeuveneri.com.br/ 

   www.youtube.com/c/TadeuVeneri13

ÚLTIMAS POSTAGENS