Tacla Durán: “O que tenho a dizer desmonta a tese da Lava Jato”

Durante o depoimento de Rodrigo Tacla Durán, ex-advogado da Odebrecht, parlamentares da Bancada do Partido dos Trabalhadores questionaram os motivos pelos quais o advogado ainda não foi ouvido pelo juiz Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato – como testemunha de defesa – no processo que envolve o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Tacla Durán participou – por meio de videoconferência – da audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (5). A reunião foi conduzida pelo presidente da Comissão, deputado Luiz Lula Couto (PT-PB).

Em resposta ao questionamento feito pelo deputado Adelmo Carneiro Leão (PT-MG), sobre a negativa do juiz de Curitiba em ouvi-lo como testemunha, Tacla Durán foi taxativo: “Eu não acredito que eles vão deferir [o pedido da defesa para que Tacla seja ouvido], simplesmente porque o que eu tenho a dizer desmonta a tese e a estratégia deles de acusação”, asseverou o ex-advogado da Odebrecht.

Tacla Durán disse ainda que em nenhum momento pediu para ser testemunha do presidente Lula e que foi colocado nessa condição pelos advogados do ex-presidente. Destacou também que não conhece Lula e nem os seus advogados, mas que se colocou à disposição para colaborar no processo dele ou de qualquer outra pessoa que o arrolasse como testemunha.

“No caso do presidente Lula, o que chama atenção além do indeferimento da minha oitiva como testemunha, soma-se a isso, uma condenação sem esgotar todos os recursos. Isso é um açodamento. Portanto, em razão da seletividade, acredito que não serei ouvido no processo como testemunha”, reiterou Tacla Durán.

O deputado Lula Bohn Gass (PT-RS) chamou atenção ao fato apontado por Tacla Durán que, segundo o parlamentar, deixou claro que se ele [Durán] falasse, a Operação Lava Jato mudaria o rumo. “O que é mudar o rumo da Operação? É o Lula não estar preso. É disso que se está falando. É por isso que essa audiência é importante: o Lula não precisaria estar preso. Por que o Moro não quer ouvir o Tacla Durán? Porque Moro não conseguiu apresentar provas contra o Lula para julgá-lo e condená-lo”, alegou.

O deputado Paulo Lula Teixeira (PT-SP) enfatizou a importância do depoimento de Tacla Durán à Comissão. O parlamentar lembrou que existe no Brasil um sistema de poderes que prevê o equilíbrio entre eles. “Hoje estamos vendo denúncia de exacerbação na condução de segmentos do Poder Judiciário, e por isso o seu depoimento nos ajuda”, ponderou o deputado.

“Por que o sistema de Justiça não quer ouvir o Rodrigo Tacla Durán? O que amedronta o sistema de Justiça, a oitiva oficial do seu depoimento? Todos nós perguntamos por que o senhor não é ouvido, e o que faz com que o sistema de Justiça recuse a oitiva de Vossa Senhoria?”, finalizou Paulo Teixeira.

Benildes Rodrigues

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex