Tabaré Vázquez vence as eleições no Uruguai e petistas citam derrocada do neoliberalismo na região

tabarevasquezfrenteampla
 

Os uruguaios elegeram no domingo (30) o sucessor do presidente José Pepe Mujica. O médico socialista Tabaré Vázquez venceu as eleições e em 1º de março de 2015 tomará posse. Tabaré governou de 2005 a 2010. Este vai ser o terceiro governo consecutivo da coligação de partidos de esquerda, a Frente Ampla.

No discurso em que festejou a vitória, Tabaré convocou a oposição a um diálogo. “Convoco todos os uruguaios, não para que me sigam, mas para que me guiem e me acompanhem”, disse.

Nas redes sociais e no plenário da Câmara deputados da bancada do PT comentaram a eleição de Tabaré Vásquez . “A vitória de Tabaré Vásquez no Uruguai é um novo alento. O neoliberalismo tem acumulado derrotas no Continente. É preciso avançar agora em reformas mais profundas. Que o barco siga devagar no nevoeiro, mas que não perca a linha do horizonte. Os povos reclamam mais e mais. Como deve ser”, disse o deputado Emiliano José (PT-BA).

O deputado Amauri Teixeira (PT-BA) parabenizou o povo uruguaio pela eleição de Tabaré Vázquez. Para o deputado, esta é mais uma vitória da esquerda latino-americana. “Temos hoje na América Latina diversos países que fizeram a opção de se somar ao Brasil. E o Brasil é líder na América Latina desse processo. O Brasil tem servido de exemplo, apesar de ter havido um temor na América Latina como um todo de que Dilma não fosse eleita. O Brasil é o grande parceiro dos países latino-americanos, seguindo a Constituição”, disse.

Para o deputado Renato Simões (PT-SP) os governos democráticos e populares da América Latina foram aprovados com louvor, desta vez no Uruguai. “Maduro, Cerén, Bachelet, Evo, Dilma e Tabaré venceram campanhas polarizadas pela oposição política e midiática contra os avanços econômicos, sociais e políticos destes governos progressistas, de esquerda e centro-esquerda que vão se firmando na América Latina e integrando nosso continente. Parabéns, Uruguai, parabéns, América Latina!”.

Disputa – Tabaré Vázquez disputou o segundo turno das eleições presidenciais com o candidato do tradicional Partido Nacional (ou Blanco), Luis Lacalle Pou. Ele obteve 53,6% dos votos, enquanto seu adversário ficou com 41,1%. A Frente Ampla ainda assegurou a maioria no Congresso, no primeiro turno das eleições, em outubro passado.

No Uruguai, o Congresso é totalmente renovado a cada troca de governo. E os eleitores são obrigados a escolher candidatos a presidente, à Câmara dos Deputados e ao Senado do mesmo partido. Todos têm mandatos de cinco anos e o presidente não pode ter dois mandatos consecutivos.

A legislação, no entanto, não impede que uma pessoa dispute o cargo de presidente e uma vaga no Congresso, em uma mesma eleição, ou que o presidente em exercício se candidate ao Senado. Por isso, no dia 1º de março, Lacalle Pou (que foi derrotado na eleição presidencial, mas obteve votos suficientes na eleição legislativa) assumirá como senador pelo Partido Nacional. José Pepe Mujica vai liderar a bancada da Frente Ampla no Senado.

Em entrevista à Agência Brasil, Mujica disse que quer impulsionar uma reforma constitucional e criar mecanismos para evitar a corrupção politica. A primeira-dama, a senadora Lucia Topolanski, foi reeleita em outubro e vai integrar a bancada governista junto com o marido.

PT na Câmara  com Agências 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também