Subsídio para diesel é paliativo para esconder política de preço nefasta de Temer, denunciam petistas

Durante votação da medida provisória (MP 838/18) que concedeu subsídio para reduzir o preço do óleo diesel rodoviário, deputados da Bancada do PT criticaram a política de preços da Petrobras, que penaliza os brasileiros com aumentos sucessivos dos combustíveis, e mostraram que o subsídio aprovado é tão somente um paliativo. “Estamos aprovando um ‘band-aid’, um remendo. O que precisamos mudar é a política de preços da Petrobras”, defendeu o deputado Carlos Zarattini (PT-SP).

Segundo o parlamentar, enquanto os investidores se aproveitam dos lucros provenientes da alta dos preços internacionais do petróleo, o Brasil usa recursos públicos para pagar parte do custo do óleo diesel consumido no País. “É uma solução inflacionária e que não resolve o problema, que só terá lima solução definitiva com a mudança da política de preços da Petrobras”, reforçou.

Na avaliação do deputado Pepe Vargas (PT-RS), o subsídio já está sendo, na prática, inativado, com mais um reajuste sobre o preço do óleo diesel. “Enquanto não mudarem a política de preço, não será possível resolver esse problema”, frisou. Ele também afirmou que, ao dar o subsídio, quem ganha com isso são grupos econômicos privados. “E o preço do óleo diesel continua aumentando”, criticou.

Para o deputado Bohn Gass (PT-RS), o mais importante é definir uma outra lógica para o reajuste dos combustíveis, embora reconheça que o subsídio estabelecido na MP 838 ajude os caminhoneiros e o País. Ele lembrou que, desde o dia 1º de julho do ano passado, o governo Temer vem reajustando o combustível de acordo com a alteração do preço internacional do barril de petróleo. Bohn Gass ainda criticou a política do governo, que importa diesel, em dólar, enquanto as nossas refinarias ficam sem operar. “O alto preço do combustível é culpa do Temer, dessa lógica de dolarização”, completou.

Reivindicação – A MP 838/18 aprovada nesta terça-feira (4) concede subsídio com recursos da União para reduzir o preço do óleo diesel rodoviário para ônibus, caminhões e máquinas agrícolas até 31 de dezembro de 2018. O total de recursos direcionado à subvenção será de R$ 9,5 bilhões e ela será limitada a R$ 0,30 por litro do combustível. Essa era uma das principais reivindicações dos caminhoneiros, cuja greve no fim de maio provocou crise de abastecimento de combustíveis e de produtos em todo o País.

Caberá à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) estabelecer um preço de referência (vinculado ao preço real na refinaria) e um preço de comercialização para as distribuidoras de forma regionalizada.

Assim, os participantes do programa de subsídio (produtores e importadores ou distribuidores quando importarem diretamente) receberão a diferença entre o preço de referência e o preço da comercialização multiplicada pelos litros vendidos até o máximo de R$ 0,30 por litro.

O acordo entre governo e caminhoneiros não impede o aumento do preço do óleo diesel em razão das condições de mercado do setor (valor do petróleo, do óleo refinado e alta do dólar). O texto da MP apenas concede um desconto pago com recursos do orçamento federal para manter o compromisso de redução de R$ 0,46 nas bombas dos postos.

Com a sistemática, já regulamentada pelos decretos 9.403/18 e 9.454/18, se houver aumento do preço de referência, atualizado diariamente, o preço de comercialização também aumentará para manter fixo o desconto de R$ 0,30.

A cada mês também serão acrescentados ao preço de referência os valores do PIS/Pasep e da Cofins, incidentes sobre a receita da subvenção econômica, apurados no período mensal anterior.

O texto da MP, que ainda precisa ser aprovado pelo Senado, prevê também que, se o dinheiro para a subvenção acabar antes de 31 de dezembro, o programa de subsídios também se encerrará.

PT na Câmara com informações da Agência Câmara

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100