STF ordena alterar sistema do SUS para atender Trans e Travestis

Foto: PT Nacional

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, concedeu liminar para obrigar o Ministério da Saúde a adotar medidas para pessoas Transexuais e Travestis. A decisão foi proferida nesta segunda-feira, 28, no Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, atendendo pedido do Partido dos Trabalhadores.

O PT argumentou que o direito de uso do nome social, conquistado pela população Trans, ainda não garantia o acesso a serviços de saúde ainda é bloqueado para esse segmento.

Para o advogado do Partido dos Trabalhadores, Miguel Novaes, sócio do escritório Aragão e Ferraro Advogados, “A decisão do Ministro Gilmar Mendes representa um avanço histórico no reconhecimento do preconceito institucionalizado do Estado brasileiro contra as pessoas transsexuais”.

Para o advogado, “a adequação das políticas de acesso à saúde e de respeito à personalidade nos registros públicos dessas famílias significa um passo a mais em direção a uma sociedade plural e livre de quaisquer desigualdades”.

A decisão liminar ainda será levada ao Plenário do Supremo Tribunal Federal para referendo, o que não tem data para ocorrer.

“Quando as omissões do Estado ferem direitos fundamentais das pessoas, cabe ao tribunal assegurar a proteção dos grupos vulneráveis. O PT entrou com a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) por entender que este tipo de violação não poderia mais ser permitida, e que o Estado deveria ser provocado a dar explicações”, explica a secretária Nacional LGBT do PT, Janaína Oliveira.

Gilmar Mendes determinou à União que, no prazo de 30 dias, altere os sistemas de informação do SUS para marcação de consultas e exames independentemente do sexo biológico registrado.

Para a presidenta da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT), Symmy Larrat, a decisão é um avanço significativo na vida da população LGBTQIA+.

“É muito importante que pessoas trans possam acessar os serviços do sistema único de saúde na sua plenitude. Com essa decisão do STF, quem tem nome e gênero retificado no documento não será mais impedido de acessar certos serviços por conta da generificação do sistema”, destaca.

Reconhecimento do preconceito

O advogado Miguel Novaes ressalta que a liminar representa um avanço histórico no reconhecimento do preconceito institucionalizado do Estado brasileiro contra as pessoas transsexuais.

“A adequação das políticas de acesso à saúde e de respeito à personalidade nos registros públicos dessas famílias significa um passo a mais em direção a uma sociedade plural e livre de quaisquer desigualdades”.

Leia a decisão, na íntegra, aqui.

Por PT Nacional

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100