STF adia votação de ação contra quilombolas

Foi adiado por tempo indeterminado o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 3239/04, que questiona a legalidade do Decreto Federal 4887/03, base para a atuação do Estado sobre a titulação dos territórios quilombolas. O julgamento que aconteceria hoje (16) no Supremo Tribunal Federal (STF) foi interrompido pelo fato do relator ministro Dias Toffoli se encontrar doente.

Desde ontem centenas de quilombolas estiveram em Brasília e participaram de vigília em frente ao STF , na Praça dos Três Poderes, em manifestação contra a ação que foi ajuizada em 2004 pelo Partido da Frente Liberal, atualmente o DEM. Na ação, o partido alega que o Decreto 4887/04 invade esfera reservada à lei e disciplina indevidamente procedimentos como o que determina a desapropriação de áreas em domínio particular para transferi-las às comunidades quilombolas.

O deputado Beto Faro (PT-PA), coordenador do Núcleo Agrário da Bancada do PT, explicou que uma comissão de parlamentares progressistas, comprometidos com a causa, esteve na noite de terça-feira (15) com os ministros do STF Marco Aurélio Mello e Roberto Barroso. Segundo o petista, os deputados e senadores que lá foram disseram aos ministros que a proteção da população quilombola é muito relevante e destacaram a necessidade de reparo a estas comunidades, citando a cultura, os valores e saberes tradicionais.

José Mello

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex