O Brasil será solidário com o povo chileno da mesma forma como tem sido com o haitiano, afirmou o presidente Lula no programa “Café com o Presidente” desta segunda-feira (1º). Um terremoto atingiu o Chile na madrugada de sábado (27/2), matando centenas de pessoas e destruindo muitas cidades. Lula afirmou ter tentado se comunicar com a presidente do Chile, Michelle Bachelet, mas um problema na linha telefônica o impediu.
“Vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para ajudá-los, como estamos sendo solidários ao Haiti, sendo que o Chile tem a vantagem de ser um país mais estruturado, com uma Defesa Civil mais preparada”, destacou o presidente.
Lula comentou ainda a ajuda de US$ 100 milhões que os países sulamericanos darão ao Haiti, por meio da União de Nações Sul-Americanas (Unasul). A doação será proporcional a cada país, de acordo com sua população e PIB. “Vamos conversar com os países doadores, que o Brasil faz parte, para que a gente possa trabalhar a recuperação”, afirmou o presidente.
O presidente brasileiro esteve na capital haitiana na semana passada, como parte de um roteiro pela América Central que incluiu ainda México, Cuba e El Salvador. A viagem, segundo Lula, foi importante para fortalecer as relações do Brasil com os países da região.
“Em 200 anos de independência, é a segunda vez que se consegue reunir todos os países do Caribe, mais a América Latina, e resolvemos transformar tudo isso numa integração mais forte, criando uma instância que vai poder normatizar a nossa atuação”.
Blog do Planalto