‘Soberania significa submissão à vontade expressa nas urnas’, afirma Dilma

Dilma itamaraty

A presidenta Dilma Rousseff defendeu, nesta quarta-feira (12), em cerimônia de formatura de diplomatas pelo Instituto Rio Branco, que é preciso respeitar a soberania popular, expressa por meio do voto. “O Estado nacional brasileiro só é respeitado no mundo na medida em que, em nosso território, se exerce e se respeita plenamente a soberania popular”, afirmou.

Para a presidenta, “essa soberania significa submissão à vontade expressa nas urnas”. “Dela depende o cumprimento do programa econômico, social e político de mudanças que a sociedade escolhe sistematicamente de quatro em quatro anos”, completou Dilma.
Dilma Rousseff afirmou aos 32 novos diplomatas que a atuação deles deverá ser articular a defesa da soberania nacional e o respeito à soberania popular, base do processo de inclusão social. As duas esferas, de acordo com a presidenta, são “as duas dimensões essenciais da democracia”.

A presidenta defendeu também a democracia nos países latino-americanos e a importância dessas nações para a economia mundial. “A integração dos nossos países sempre pressupôs a democracia. Ela só foi possível quando os povos da região derrotaram as ditaduras do século passado”, detalhou.

“Sabemos que a integração também é cada vez mais possível, porque empreendemos nas últimas décadas um forte processo de redução das desigualdades e de inclusão social”.

Ela reafirmou a posição do Brasil na defesa de mudanças na Organização das Nações Unidas (ONU) e em mecanismos econômicos e financeiros tradicionais, como o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI).

“Nosso apreço ao multilateralismo tem de expressar-se, igualmente, na afirmação de valores e na busca de uma nova governança mundial”, afirmou.

“A mesma preocupação em favorecer a formação de um mundo multipolar esteve na origem da constituição do Ibas (Fórum de Diálogo Índia, Brasil e África do Sul) e na formação do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul)”, explicou.

A presidenta lembrou ainda aos formandos que o Brasil tem compromisso com a paz, a tolerância, a diversidade e o respeito aos direitos humanos. “Onde vocês estiverem no futuro saberão sempre e terão presentes suas responsabilidades pela paz e solidariedade internacionais”.

Agência PT de Notícias

Foto: Roberto Stuckert Filho

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex