Dia Internacional dos Povos Indígenas: petistas defendem que data simbolize a luta contra os retrocessos do governo Bolsonaro

Povos indígenas - Foto - Gabriel Paiva

Parlamentares da Bancada do PT afirmaram nesta segunda-feira (9) que o Dia Internacional dos Povos Indígenas, comemorado hoje, é uma data em que os povos originários do Brasil nada tem para festejar. Os petistas lembraram que a data deve ser encarada como um momento de reafirmação da luta e da organização dos povos indígenas contra os ataques patrocinados ou incentivados pelo atual governo de Jair Bolsonaro. O Dia Internacional dos Povos Indígenas foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1994.

Para o secretário nacional de meio-ambiente e desenvolvimento do PT Nacional, deputado federal Nilto Tatto (SP), os povos indígenas brasileiros devem encarar essa data comemorativa relembrando as conquistas do passado, fruto de luta e organização, mas também reconhecendo e lutando contra os retrocessos que o governo Bolsonaro tenta implementar.

“Os povos indígenas podem comemorar o dia de hoje sobre o ponto de vista da organização deles e da capacidade de mobilização e luta que foi adquirida nos últimos 10, 15 anos. Porém, infelizmente hoje esses povos enfrentam o mais duro ataque a seus direitos conquistados desde a Constituição de 1988, patrocinados ou incentivados pelo governo Bolsonaro”, destacou.

A deputada Professora Rosa Neide (PT-MT) lembrou que, neste dia, os povos indígenas devem aproveitar para denunciar o descaso do atual governo com a demarcação de terras indígenas e ameaças aos territórios já reconhecidos. A parlamentar é coordenadora-adjunta da Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Indígenas.

“Temos muito a denunciar esse governo que não demarcou um milímetro de terra indígenas, ao contrário, faz campanha forte para que as terras desses povos possam ser ocupadas por latifundiários e mineradoras. O governo Bolsonaro está destruindo a história, a cultura, a economia e a vida singular dos povos indígenas brasileiros. Hoje é um dia triste, mas um dia de luta por políticas afirmativas e de denúncia em relação a este governo que não respeita seu povo”, afirmou.

Ao também ressaltar que o Dia Internacional dos Povos Indígenas deve ser lembrado com um dia de luta contra os retrocessos, o deputado Célio Moura (PT-TO), que também faz parte da Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Indígenas, ressaltou que as mesmas dificuldades encontradas a nível nacional, os povos originários do Tocantins também são vítimas.

“O que acontece com os povos indígenas no Brasil é o mesmo que acontece em Tocantins, uma vez que o governador do estado é um bolsonarista. Temos problemas, por exemplo, com diversas pontes que ligam aos territórios que estão caindo, queimadas que atingem essas terras, e nada é feito”, observou.

O parlamentar tocantinense lembrou ainda que os povos indígenas Karajás e os Apinajés (que habitam o estado), tem sentido o efeito da captação de água dos rios Dueré e Urubu, para a irrigação, e que abastecem a Bacia do Rio Formoso, prejudicando a produção de alimentos dos povos indígenas na região sul do Estado.

Leia abaixo outras mensagens de parlamentares petistas, no Twitter, sobre o Dia Internacional dos Povos Indígenas:

Deputado Enio Verri (PT-PR) – O Dia Internacional dos Povos Indígenas busca afirmar os direitos humanos garantidos aos povos tradicionais. Porém os ataques a esses direitos continuam no Brasil, um deles, o #PL490. Respeitar os povos indígenas é respeitar a nossa história.

Deputado José Airton Cirilo (PT-CE) – Hoje é um dia importante, de resistência. É o Dia Internacional dos Povos Indígenas. Infelizmente, neste desgoverno de Bolsonaro existe muita desinformação anti-indígena.

Deputado Patrus Ananias (PT-MG) – Direito à terra, à saúde e à vida. Precariamente assistidos pelo governo e cada vez mais ameaçados por invasões em suas terras, os povos indígenas no Brasil travam uma guerra quase solitária contra o vírus da Covid-19.

Deputado João Daniel (PT-SE) – Neste Dia Internacional dos Povos Indígenas reafirmamos o nosso compromisso com os povos originários pela defesa da vida, da demarcação de terras. Essa é uma luta constante frente aos ataques do gov. Bolsonaro, que não tem o mínimo respeitos aos povos Indígenas.

 

Héber Carvalho

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100