O deputado Vanderlei Siraque (PT-SP) registrou a realização, na Câmara, na terça-feira (21), de seminários patrocinado pejo jornal Valor Econômico, pela Frente Parlamentar da Infraestrutura, presidida pelo deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP), e pela Frente Parlamentar em Defesa da Competitividade da Cadeia Produtiva do Setor Químico, Petroquímico e Plástico do Brasil.
Ele destacou a importância da Medida Provisória (MP nº 613/2013), que a Presidenta Dilma encaminhou ao Congresso Nacional, visando incentivar a indústria química brasileira. “Nossa indústria está sofrendo concorrência com a indústria química e petroquímica dos Estados Unidos, especialmente depois da descoberta das novas tecnologias de exploração do shale gas ou gás de xisto, quatro vezes mais barato do que o gás do Brasil”, alertou o deputado em plenário .
Siraque ressalvou, entretanto, que como o Brasil tem matéria-prima do gás convencional, como nós tem xisto, “precisamos de tempo para dar equilíbrio à nossa indústria química, petroquímica e de plástico do Brasil. Temos capacidade de produção, ainda não atingida, para atender à demanda do nosso País”, enfatizou.
(PT na Câmara)