Em nome da Frente Parlamentar em Defesa da Competitividade do Setor Químico, Petroquímico e Plástico do Brasil, o deputado Vanderlei Siraque (PT-SP) discursou em plenário para pedir “socorro” para o setor da indústria petroquímica do Brasil.
Ele defendeu a criação urgente de um regime especial para a indústria química, petroquímica e plástica e citou prejuízos do setor. “Só no ano passado seu déficit na balança comercial chegou a quase 30 milhões de dólares. Nossa indústria precisa de competitividade. Assim como foi criado um regime especial para o setor automotivo, é necessária a criação de um regime especial para o setor químico, petroquímico e plástico do Brasil”, disse.
Ele informou também que está sendo realizado um estudo técnico pelos ministérios da Fazenda e de Indústria e Comércio de medidas para o setor, mas reforçou o pedido para que o Governo envie à Casa urgentemente sua proposta. “Ou iremos perder a competitividade e vamos continuar importando produtos químicos e petroquímicos, sendo que eles podem ser fabricados no País”, disse.
Equipe PT na Câmara