O deputado Vanderlei Siraque (PT-SP), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Competitividade do Setor Químico, Petroquímico e Plástico do Brasil, elogiou em pronunciamento no plenário o lançamento pelo governo Dilma de um conjunto de medidas para favorecer a indústria nacional.
Vanderlei Siraque destacou os itens relativos à indústria química e petroquímica. “Com a redução e extinção de PIS/COFINS, do REFIS para fertilizantes e o incentivo do gás como matéria prima, entre outros fatores que beneficiarão a indústria química, petroquímica e de plástico nacional, que têm um déficit de 27 bilhões de dólares todos os anos”, enfatizou o petista.
O conjunto de medidas foi entregue nesta quarta-feira (10) ao Conselho Nacional do Desenvolvimento da Indústria (CNDI), durante reunião em Brasília.
Intitulado de Agendas Estratégicas Setoriais, o documento é resultado do trabalho de 19 Conselhos de Competitividade Setorial, compostos por integrantes do governo, dos empresários e dos trabalhadores. Uma das novidades é a proposta de criação do Regime Especial de Estímulos para as Atividades de Exploração, Avaliação, Desenvolvimento e Produção de Petróleo e Gás Natural (REPEG), que prevê benefícios, como desonerações fiscais, para os fornecedores da cadeia.
Gizele Benitz