O deputado Vanderlei Siraque (PT-SP), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Competitividade da Cadeia Produtiva do Setor Químico, Petroquímico e Plástico, elogiou em discurso na Tribuna nesta segunda-feira (2) a assinatura hoje pela presidenta Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, do primeiro contrato de partilha do pré-sal, para a exploração do petróleo no campo de Libra.
“É importante dizer, para aqueles que nunca acreditaram no Brasil, para aqueles que desejavam privatizar a Petrobras que durante os governos Lula e agora, no governo Dilma, a Petrobras deu certo”, disse Siraque.
Na avaliação do parlamentar petista, o Brasil será “em breve” o maior produtor de petróleo do mundo. “Este País vai dar certo, os cofres públicos terão nos próximos 30 anos 1 trilhão de reais, e 75% dos royalties do petróleo serão destinados para o financiamento da área de educação do País e 25% para a área da saúde, o que também vai garantir o fundo soberano para o financiamento das gerações futuras. E seremos o maior produtor de petróleo do mundo, em breve”, disse.
“Defendemos que o petróleo brasileiro tem que ser transformado em produtos químicos, petroquímicos e produtos de plástico para agregar valor, para gerar emprego e para o financiamento do Estado brasileiro, e também para o equilíbrio da nossa balança comercial que nesses setores vai chegar a 33 bilhões de dólares em 2014. Parabéns a presidenta Dilma pela referência que faz da importância dos produtos petroquímicos na balança comercial brasileira”, enfatizou Vanderlei Siraque.
Gizele Benitz