Mais de um milhão de trabalhadores foram colocados no mercado de trabalho pelo Sistema Público de Emprego (Sine) em 2009, segundo levantamento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Foram captadas 2,7 milhões de vagas neste período, e cerca de 6,2 milhões de trabalhadores se inscreveram para buscar emprego e foram encaminhados para o mercado de trabalho.
Tanto o número de vagas captadas quanto os postos ocupados por trabalhadores são superiores ao ano anterior. Em 2008, foram captadas 2,5 milhões de vagas e preenchidas 1,076 milhão.
O Sine atua no mercado de trabalho intermediando demandas de empresas e oferta de mão-de-obra. Ligado ao MTE, das 14 milhões de vagas captadas desde 2003, o sistema conseguiu emprego para cerca de 6,6 milhões de pessoas inscritas.
Uma das vantagens do Sine é estar fortemente interligado com estados e municípios. Por ser um serviço presente em todo o território nacional, representa hoje a garantia de uma descentralização, melhor atendimento e agilidade para que o trabalhador consiga o seu emprego e sua qualificação profissional.
Qualificação – Para aumentar o indicador de vagas preenchidas, o MTE investe na qualificação profissional dos trabalhadores sem ocupação ou beneficiários de políticas públicas de trabalho, de renda e sociais, para que sejam incluídos no mercado de maneira competitiva. Neste sentido, 273.394 trabalhadores inscritos no Sine passaram por programas de qualificação profissional, superior aos 212.798 em 2008.
O Sine tem como público alvo trabalhadores em geral, desempregados ou em busca de nova ocupação; pessoas portadoras de deficiência; idosos; pessoas que buscam o primeiro emprego; empregadores da iniciativa privada ou governamental.
Assessoria de Imprensa do MTE