Foto: Agência Câmara
O deputado Geraldo Simões (PT-BA) alertou, em plenário, a “campanha orquestrada” feita por partidos da oposição e setores da mídia contra o Governo da Presidenta Dilma, tratando principalmente de conquistar apoio da classe média contra as políticas sociais adotadas pelo Governo. “Nesta campanha, algumas verdades são misturadas com um montão de mentiras e obtém alguma repercussão junto à opinião pública menos avisada”, afirmou.
Para o deputado, todos são testemunhas de como a mídia martela diariamente que a inflação está quase fora de controle. “Na verdade, eles tentam fazer com que esta previsão se confirme e assim desgastar o governo”, disse.
Lembrou o deputado que a inflação é a elevação dos preços no mercado devido a uma retração da produção, devido ao aumento do consumo, à especulação nos preços, ou a estas formas combinadas. “Todos sabemos que foi o aumento do consumo que evitou que a crise mundial de 2008 afetasse o Brasil, como ainda vem afetando a Europa e os Estados Unidos. Lá, para recuperar a competitividade de suas economias, eles aplicaram as receitas clássicas do FMI e cortaram salários (arrocho), demitiram e reduziram os benefícios sociais, provocando um desemprego generalizado e diminuição na atividade econômica”. Segundo o deputado, foi este receituário que o Governo neoliberal aplicou no Brasil durante anos.
“Aqui, nos governos petistas, adotamos o caminho inverso. Adotamos o caminho de estimular a economia. Os benefícios sociais aumentaram e possibilitaram a recuperação do emprego. Os juros diminuíram e a economia segue em crescimento. A inflação se manteve controlada devido o aumento proporcional da produção. Não há crise na economia brasileira”, enfatizou . Para o deputado, a oposição deseja voltar à antiga receita de arrocho e aos lucros exorbitantes do setor financeiro, com os juros altos.
“Tenho certeza de que os desafios econômicos serão bem enfrentados pelo nosso Governo e a economia e o emprego seguirão crescendo e a inflação controlada. A população brasileira não se deixará convencer pela visão negativa e pessimista da oposição”, finalizou o deputado.
Equipe PT na Cãmara