Simbolismo: Exposição na Câmara mostra luta dos brasileiros contra o fascismo e a opressão na 2ª Guerra Mundial

zara 2guerra

Momento de forte simbolismo e emoção marcou o encerramento do Seminário Internacional Brasil-Itália, nesta quarta-feira (6), na Câmara. É que o deputado Carlos Zarattini (PT-SP), presidente do Grupo Parlamentar que reúne os dois países, homenageou os militares da Força Expedicionária Brasileira (FEB) que lutaram na Europa, na 2ª Guerra Mundial, com uma exposição histórica. A mostra, que traz como título a Participação do Brasil na Derrota do Nazifascismo, é uma realização do Grupo Parlamentar Brasil-Itália em parceria com as Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) e a Embaixada da Itália.

“Tenho certeza de que foi motivo de honra e glória para os brasileiros lutar contra o fascismo e a opressão”, disse o parlamentar petista.

“Não foi pouca coisa o que aconteceu no ano de 1944 -1945. Eu fico emocionado porque o Brasil é um país que tem incorporado em si, no seu povo, o sentimento democrático, o sentimento de lutar pela justiça, pela democracia. Isso nós não vamos abandonar nunca”, disse Zarattini, que também fez questão de lembrar que a FEB é pouco lembrada no Brasil.

“Hoje mesmo, quando estudamos a história do Brasil não estudamos o que foi a FEB e a participação fundamental de mais de 25 mil brasileiros que foram lutar no inverno na Europa, na Itália, pela liberdade e democracia daquele continente”, disse o presidente do Grupo Parlamentar que, emocionado, relatou que dos mais de 25 mil soldados brasileiros que lutaram ao lado de países Aliados contra os países do Eixo – 450 praças, 13 oficiais e 8 pilotos foram mortos. Ele disse ainda que cerca de 12 mil combatentes ficaram feridos.

Ao se referir às fotos e objetos da 2ª Guerra Mundial expostos, Zarattini disse que esta foi a “forma simbólica de testemunhar a garra e coragem desses combatentes que lutaram contra o nazismo e o fascismo no Velho Continente”. Ele reafirmou que essa página da história brasileira boa parte da nova geração conhece.

“Essa homenagem simbólica aos combatentes é essencial para manter viva a história desses homens que combateram as tropas nazistas na Itália. Os pracinhas conseguiram importantes vitórias na Itália como a Tomada de Monte Castelo, Turim, Montese, por exemplo. Esse esforço precisa ser lembrado”, observou o deputado.

A vice-presidente da Câmara dos Deputados da Itália, Marina Sereni disse que só recentemente teve conhecimento dessa história que une os dois países. Ela contou, que a Câmara dos Deputados do seu país recebeu o filme Rota 46 que retrata a participação do Brasil na retomada democrática daquele país.

“Estou aqui para dizer da nossa gratidão e, paralelamente, reforçar os valores que o deputado Zarattini relembrou. A missão brasileira que dedicou a vida para nossa libertação é realmente prova da força e amizade que unem mais ainda os dois países”, disse a parlamentar italiana.

“Com os valores de liberdade, de democracia, de justiça que caminhamos. Viva o Brasil! Viva a Itália! Viva a democracia”, concluiu Marina Sereni.

Benildes Rodrigues

Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100