Sibá promove debate com comunidade científica sobre fusão do Ministério de Ciência e Tecnologia

siba2016

Tendo em vista a grande repercussão negativa da comunidade científica em resposta à tentativa do presidente interino Michel Temer de fundir o Ministério de Ciência,Tecnologia e Inovação com o das Comunicações, o deputado Sibá Machado (PT-AC) propôs uma audiência pública para discutir o tema.

Treze entidades brasileiras ligadas à área já enviaram, em maio, manifesto conjunto ao presidente interino intitulado “O MCTI é o motor do desenvolvimento nacional”, em que afirmam ser a fusão dos ministérios uma medida artificial que prejudicaria o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do país. O texto, assinado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e Academia Brasileira de Ciências, diz ainda que é muito grande a diferença de procedimentos, objetivos e missões desses dois ministérios, pois enquanto as atividades da área de Comunicação inclui concessões e fiscalização, as atividades do MCTI envolvem fomento e pesquisas, sendo portanto, incompatível a atribuição dos dois Ministérios.

Sibá Machado, que desempenhou um importante papel frente à relatoria do novo marco legal de Ciência e Tecnologia (Lei 13.243/16), também defende a manutenção do MCTI. Ele acredita que a junção das duas pastas enfraquecerá o setor, que, segundo o deputado, começou a ganhar destaque no cenário mundial a partir da existência de um ministério exclusivo. “A Lei de Inovação, a Lei do bem e o novo marco legal são produtos desse investimento, desse pensar a Ciência e a Inovação como propulsores da economia nacional; nada justifica esta fusão, a não ser a vontade de ver o país retroceder em tema tão estratégico”, diz o parlamentar.

A audiência pública ocorrerá na próxima quarta-feira (15), na Câmara dos Deputados no plenário da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados (Plenário 13), às 9h30. Contará com a participação do Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, da presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, do presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Luiz Davidovich, do presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa(Confap), Sérgio Luiz Gargioni e da presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), FrancileneGarcia.

Assessoria Parlamentar

Foto: Salu Parente

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex