Sibá Machado quer temática das mulheres nos debates da reforma política

O deputado Sibá Machado (PT-AC) defendeu em plenário um amplo debate sobre a reforma política e a participação das mulheres. “Falo isso porque pela primeira vez na história do Brasil  temos uma mulher presidindo o país. Então, é muito importante atrairmos essas atenções, porque não podemos ter uma discussão de uma reforma política que seja elitista, machista ou sei lá que outros adjetivos podemos classificar”, disse.

Na avaliação de Sibá Machado, é importante que as bancadas dos partidos que compõem o Congresso Nacional tratem disso “em primeira mão”. “Desafio o debate no ambiente da bancada feminina. Como as mulheres serão posicionadas se aprovarmos a votação em lista no Congresso? Alguns sugerem que se considere uma mulher para cada homem. Poderíamos experimentar uma metodologia que complementasse a participação das mulheres na política”, ressaltou o parlamentar petista.

Está provado, de acordo com Sibá Machado, “que por mais que se fale em democracia no Brasil, elas (as mulheres) são alijadas do processo, vide os percentuais de participação entre homens e mulheres tanto no Senado quanto na Câmara. Rogo à minha bancada e ao meu partido que tratem isso, daqui para frente, em seus fóruns de decisão”, finalizou.

Gizele Benitz

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também