O deputado Sibá Machado (PT-AC), líder da Bancada do PT na Câmara, vai acompanhar a presidenta Dilma Rousseff em visita a Rio Branco na quarta-feira (11), a fim de averiguar in loco os danos provocados pela maior cheia que já ocorreu no Acre.
Nesta segunda-feira (9) o líder divulgou nota em que afirma “o diálogo permanente com o governo da presidenta Dilma a fim de obter apoio às milhares de famílias prejudicadas pelas cheias”.
Leia a íntegra da nota:
NOTA DO LÍDER DO PT SIBÁ MACHADO
É com satisfação que nós, moradores do estado do Acre, receberemos nesta quarta-feira (11) a visita da presidente Dilma Rousseff, que fará uma visita a Rio Branco a fim de averiguar in loco os danos provocados pela maior cheia que já enfrentamos no estado.
Nós, da Bancada do Acre, temos mantido diálogo permanente com o governo da presidenta Dilma a fim de obter apoio às milhares de famílias prejudicadas pelas cheias – e toda a ajuda tem sido dada, para possibilitar ao governador Tião Viana e aos prefeitos das cidades atingidas pelas cheias, condições para enfrentar o problema.
Como parlamentar acreano, acompanharei a presidenta Dilma ao estado e vou sugerir a ela replicar em Brasileia, Tarauacá e Xapuri – cidades fortemente atingidas pelas enchentes – o projeto “Cidade do Povo”, que está sendo executado em Rio Branco em parceria com o Governo Federal, através do Programa Minha Casa, Minha Vida.
A Cidade do Povo está em sua primeira fase, mas já atende mais de sete mil pessoas que antes viviam em áreas de risco. Hoje, essas pessoas estão num ambiente seguro, com saneamento e condições dignas de vida. Ressalto que o Projeto, até o seu final, contemplará 10.518 famílias, e essas famílias ficarão longe das áreas de inundação.
Replicar a experiência da capital em Brasileia, Tarauacá e Xapuri poderá representar a garantia de uma moradia digna, em local seguro, livre dos efeitos das cheias cada vez mais devastadoras.
Cabe, portanto, à administração pública, pensar saídas e avançar nas políticas de habitação para mudar também a ocupação urbana nas nossas cidades.
Sibá Machado, líder da Bancada do PT na Câmara
Brasília, 9 de março de 2015