Foto: Gustavo Bezerra
O deputado Sibá Machado (PT-AC) manifestou preocupação, em plenário, com a situação do imigrantes haitianos que chegam ao Brasil através do estado do Acre. “Pedimos a atenção de todas as autoridades brasileiras porque o governo do Acre precisa de ajuda para atender esses irmãos que procuram nosso País como novo lugar para morar e trabalhar”, ressaltou o petista.
Ainda de acordo com o parlamentar petista, já são mais de dois mil imigrantes, “e por dia chegam mais de 50 pessoas ao Acre, o que gera um custo exorbitante para o governo estadual com alimentação, atendimento de saúde e tantas outras coisas”, disse Sibá Machado.
O governador do Acre, Tião Viana (PT), decretou estado de emergência social devido ao grande número de imigrantes haitianos que entram no Brasil. Os Ministérios da Justiça, das Relações Exteriores, do Trabalho, do Desenvolvimento Social e a Casa Civil da Presidência da República estão unindo esforços para adotar medidas de apoio às autoridades acreanas em relação a assistência necessária aos imigrantes.
De acordo com o governador acreano, o estado de emergência social foi a alternativa encontrada para alertar o governo federal sobre o fluxo crescente de haitianos que diariamente atravessam a fronteira do Brasil com a Bolívia e o Peru. A maior parte fica concentrada na cidade de Brasileia, a 280 quilômetros de Rio Branco, capital do Acre.
Gizele Benitz