O líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Sibá Machado (PT-AC), e o líder do Governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), presentes na cerimonia de abertura da última etapa do 5º Congresso do PT, que acontece em Salvador, destacaram a contundência e a simbologia dos discursos do ex-presidente Lula, da presidenta Dilma Rousseff e do presidente Nacional do PT, Rui Falcão – proferidos na início do evento, na quinta-feira (11). Para os líderes partidários, as análises devem ser entendidas como uma “lição” à militância para que ela possa fazer os enfrentamentos necessários na defesa da legenda.
“As três falas se somam ao resgatar a nossa história, o nosso legado. O nosso partido, em vários momentos da sua vida, tem sido perseguido pelo desejo radical da extrema-direita de querer varrer o PT da história do Brasil. Não vão conseguir, porque o PT está mais vivo e mais forte. E essa análise profunda que eles nos trazem vai nos orientar e nos nortear para as batalhas futuras”, afirmou.
Para Sibá, o balanço feito pela presidenta Dilma sobre os avanços e conquistas dos últimos períodos e o grito de guerra do presidente Rui Falcão de que a luta deve se dar nas ruas vão servir de munição para os enfrentamentos que precisam ser feitos. “A militância precisa sair deste Congresso muito mais fortalecida para fazer o embate em todos os cantos do Brasil”, reafirmou Sibá Machado.
Para o líder do Governo, José Guimarães o recado foi dado: “O PT está vivo e forte para enfrentar os desafios do momento”. Ele observou que as falas dos representantes máximos do partido indicaram quais são os desafios e o que tem que ser feito para superar as dificuldades. “A partir de agora vamos mobilizar a militância, os movimentos sociais, requalificar a base aliada do governo e construir uma agenda positiva para o PT e para o governo”, frisou Guimarães.
Benildes Rodrigues
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara