Sibá e Benedita defendem maior cooperação e estreitamento das relações entre Brasil e África

angola saluO líder do PT na Câmara, Sibá Machado (AC), e a deputada Benedita da Silva (PT-RJ) destacaram nesta terça-feira (1º) a importância do estreitamento das relações entre o Brasil e a África, um dos pontos centrais da política externa inaugurada pelo PT em 2003, com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “As relações são densas e podem ser incrementadas com diferentes projetos de cooperação em áreas como agricultura, saúde e educação”, disse o líder.

As observações de Sibá foram feitas durante encontro com uma delegação de Angola integrada pelo governador da província de Kuando Kubango, Francisco Carneiro, a deputada Ruth Mendes, o embaixador no Brasil, Nelson Cosme, e diplomatas angolanos. Da bancada do PT, além de Benedita, que é presidenta da Frente Parlamentar Mista Brasil-África com Participação Popular de Enfrentamento ao Racismo, também participou o deputado Luiz Sérgio (RJ). O presidente do grupo parlamentar Brasil e Angola, deputado Marcio Marinho (PRB-DF), também esteve presente.

Sibá disse que, a despeito das dificuldades econômicas que o Brasil enfrenta momentaneamente, é possível avançar na realização de projetos com os países africanos, no âmbito da estratégia Sul—Sul defendida pela diplomacia brasileira. Foi com base nessa política que, entre 2003 e 2013, o Brasil realizou mais de 600 projetos de transferência de conhecimento e tecnologia em 43 nações africanas. Em 2002, último ano do governo FHC (PSDB) eram 21 em seis países. Os maiores projetos de cooperação são realizados em conjunto com o Senai, a Embrapa e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Para o governador Francisco Carneiro, o idioma comum é um estimulo a mais para a parceria econômica, comercial e técnica entre Brasil e Angola, além da confiança mútua construída ao longo de 40 anos. Ele lembrou que o Brasil foi o primeiro país a reconhecer a independência de Angola, em 1975. 

De 2003 a 2012, o comércio exterior com a África cresceu de US$ 6 bilhões para US$ 26,5 bilhões. No período, pelo menos 500 empresas nacionais se instalaram em países africanos, disputando o mercado com Estados Unidos, Europa e países emergentes como China e Índia.

PT na Câmara
Foto: Salu parente/PT na Câmara

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100