O deputado Sibá Machado (PT-AC) ocupou a tribuna da Câmara, nesta quinta-feira (18), para lembrar a importância do Programa de Desenvolvimento da Geração Distribuída de Energia Elétrica (ProGD), lançado pelo Ministério de Minas e Energia no fim do ano passado. De acordo com o petista, o programa tem como objetivo estimular a geração de energia pelos próprios consumidores. Ele explicou que a fonte é a energia solar (fotovoltaica).
Sibá informou ainda que o programa prevê um investimento de mais de R$ 100 bilhões até 2030 e deve beneficiar 2,7 milhões de pessoas em todo País. Detalhou ainda que a energia distribuída poderá atender a indústria e o comércio. Segundo o deputado, o programa, além de reduzir a necessidade de estrutura de transmissão elétrica, vai evitar a emissão de toneladas de CO2 na atmosfera.
“Esse programa vai causar um grande impacto, pois vão ser substituídas quase duas usinas de Itaipu no Brasil. Com isso, haverá a retirada de mais de 29 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera”, observou Sibá. “E num futuro muito breve será substituída por total a produção de energia elétrica da fonte termodiesel”, previu.
Benildes Rodrigues
Foto: Salu Parente
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara