Sibá defende emergentes na presidência da Organização Mundial do Comércio

sibamachadoO deputado Sibá Machado (PT-AC) ressaltou na Tribuna, nesta semana, a importância dos países emergentes disputarem, conjuntamente, a presidência da Organização Mundial do Comércio (OMC). “ A escolha de um dos países do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) para o comando da OMC  é uma forma de equilibrar o comando da governança global, já que tradicionalmente a presidência do Banco Mundial fica na mão de norte-americanos e a presidência do FMI na mão de europeus”, defendeu Siba.

O deputado informou que existe a possibilidade de o Brasil indicar um nome para a OMC. “Com certeza teremos de fazer uma campanha dentro das nossas possibilidades, para que o Brasil assuma a coordenação da OMC”, disse Siba. Ele acrescentou que,  nesse momento em que a crise assola fortemente a Europa e os Estados Unidos, não se pode ficar criando mais barreiras comerciais, especialmente aos produtos agrícolas, que são o forte da economia dos países em desenvolvimento.

“Diante disso, quero parabenizar a  Embrapa por ter sido uma das empresas públicas do Brasil que conseguiram alavancar, ao máximo, a nossa agricultura e nossa pecuária, que são altamente competitivas no mercado internacional”, afirmou. Sibá Machado lembrou ainda que, por causa desta eficiência na produção agrícola, o Brasil vive “às turras” com a OMC para fazer a defesa de seus produtos, especialmente no que diz respeito agora ao etanol. “Quanto ao etanol, o Brasil não conseguiu fazer até agora grandes contratos porque encontra fortes barreiras em relação aos chamados produtos dos países mais desenvolvidos”, lamentou.

O deputado também elogiou a política externa do governo Dilma e conclui afirmando que “o Brasil tem direito de — além de poder e merecer — indicar nomes para presidir a OMC na próxima decisão, que deverá ocorrer em julho deste ano”.

Vânia Rodrigues

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também