Sibá: Decreto de Dilma que regulamenta lei que cria Zona Franca Verde é estratégico para a Amazônia

siba dilma

O líder do PT na Câmara, Sibá Machado (PT-AC), destacou hoje (18) como “de suma importância “ para o desenvolvimento sustentável da Amazônia decreto assinado nesta sexta-feira pela presidenta Dilma Rousseff para regulamentar a lei que cria a Zona Franca Verde, que já havia sido sancionada por ela. “É de importância estratégica para toda a Amazônia a iniciativa da presidenta”, disse Sibá. A Zona Franca Verde concede benefícios fiscais a indústrias de alguns municípios do Amapá, Amazonas, Acre e de Rondônia.

A lei garante isenção do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) para produtos em cuja composição haja preponderância de matérias-primas regionais. A lista inclui frutos, sementes, animais, madeiras, entre outros. A isenção vale para os municípios de Macapá e Santana, no Amapá; Tabatinga, no Amazonas; Guajará Mirim, em Rondônia; e Brasileia, Epitaciolândia e Cruzeiro do Sul, no Acre.

Conforme lembrou o líder do PT, é uma luta de décadas a criação de zonas de livre comércio na Amazônia além da Zona Franca de Manaus, com viés ambiental. “É uma iniciativa que vai atrair investimentos para a região, com geração de emprego, renda e, ao mesmo tempo, com a preservação do meio ambiente, o maior patrimônio da Amazônia”, disse o líder.

Sibá conversou nesta sexta-feira, por telefone , com a presidenta Dilma, a quem cumprimentou pelo aniversário, ocorrido dia 14, e pelas vitórias institucionais e democráticas desta semana, com a aprovação, pelo Congresso, do Orçamento 2016, e pela decisão do Supremo Tribunal Federal em relação ao processo de impeachment aberto pela dobradinha golpista Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e PSDB, com ajuda de partidos golpistas.

Sibá também pediu para a presidenta sancionar sem veto o projeto de lei da Câmara (PLC 77/2015), recentemente aprovado pelo Senado, o qual promove uma série de ações para o incentivo à pesquisa, à inovação e ao desenvolvimento científico e tecnológico. A matéria, relatada na Câmara (como PL 2177/11) por Sibá regulamenta a Emenda Constitucional 85, que possibilitou ao País um marco legal para atender melhor o trabalho da pesquisa e da inovação pública em parceria com a iniciativa privada. “A presidenta prometeu sancionar sem vetos, atendendo aos pedidos da comunidade científica brasileira”, disse o líder.

Biodiversidade– Na manhã de hoje, no Palácio, na cerimônia em que regulamentou a criação da Zona Franca Verde, a presidenta Dilma disse que “o Brasil abriga na Amazônia a maior biodiversidade do planeta e, em relação a essa biodiversidade, temos uma dupla responsabilidade: preservá-la e torná-la, de forma ambientalmente correta, a base para o desenvolvimento sustentável da região”, disse a presidenta em breve discurso, no Palácio do Planalto, após a assinatura.

Dilma estava ao lado do ex-presidente José Sarney; dos ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Armando Monteiro Neto; da Casa Civil, Jaques Wagner; da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini; de Minas e Energia, Eduardo Braga; e de governadores e senadores dos estados beneficiados.

Segundo Armando Monteiro, a regulamentação da Zona Franca Verde vai estimular a industrialização na Amazônia, valorizando as matérias-primas regionais. “Oferece um incentivo para que essa região possa ter um modelo de industrialização que valorize o aproveitamento de sua biodiversidade e a dotação extraordinária de recursos que tem a região”, avaliou.

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) será responsável por definir os critérios para reconhecer a preponderância de matéria-prima regional nos produtos que poderão receber a isenção tributária.

Dilma também assinou na mesma cerimônia decreto que promulga um acordo entre os governos do Brasil e da Colômbia para o estabelecimento de uma zona de regime especial fronteiriço para as cidades de Tabatinga e Letícia, que estão do lado brasileiro e colombiano da fronteira, respectivamente. “Operações comerciais de empresas dos dois países vão poder ser realizadas segundo procedimento simplificados, com isenção de tributos federais”, explicou a presidenta.

Equipe PT na Câmara, com Agência Brasil 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100