Sibá: “Cunha e PSDB rasgam a Constituição e patrocinam golpe de Estado”

sibamacha

O líder da Bancada do PT na Câmara, Sibá Machado (AC), denunciou hoje (8) as manobras inconstitucionais conduzidas no plenário pelo presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) , para conseguir aprovar a chapa oposicionista que integrará a comissão especial do impeachment. Segundo Sibá, Cunha, com apoio do PSDB e seus partidos satélites, “rasgou a Constituição” e promoveu manobras para permitir realizar a “obsessão tucana de chegar ao Palácio do Planalto sem ter sido eleito pelo povo”.

Sibá denunciou que a sessão foi marcada por manobras que afrontam a Constituição. O líder do PT sublinhou que em 2013 foi aprovada uma emenda constitucional que obriga a realização de votações abertas em todas as sessões da Casa. Ou seja, Cunha atropelou a Constituição, ao determinar que a votação fosse secreta. “Foi uma manobra perigosa, antidemocrática e assim será denunciada”, afirmou o líder. A chapa foi eleita por 272 votos a 199 votos, em uma votação tumultuada.

Para Sibá, trata-se claramente de um “golpe dentro do golpe”, uma vez que o próprio pedido de impeachment da presidenta Dilma carece de fundamentação legal, conforme os principais juristas do País. “O PSDB está vendendo a alma para aprovar o impeachment, e, para isso, promove acusações infames contra a presidenta Dilma Rousseff. É um partido golpista, que usas acusações falsas, terceirizadas pelo PSDB para juristas golpistas, a fim de tentar apear a presidenta Dilma do governo. Não há nada contra ela, não há base legal para o processo e não vai haver golpe. Se querem a guerra, vamos à guerra”, disse o líder.

Sibá Machado também criticou a postura leviana dos parlamentares da oposição — em especial os do PSDB — que haviam rompido com Cunha e defendido seu afastamento da presidência da Câmara, diante das várias denúncias de corrupção envolvendo seu nome. “O PSDB, que há duas semanas veio ao plenário dizer que não reconhecia mais o Eduardo Cunha para nada, agora se reaglutina com o Eduardo Cunha e tá aí o resultado”.

O líder disse esperar uma manifestação do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre as estripulias golpistas de Cunha e do PSDB. A Suprema Corte julgará um recurso do PCdoB pedindo a anulação da sessão e da chapa liderada pela oposição. O PCdoB entrou com o pedido antes da votação e inicialmente já pedia que a votação fosse aberta e com a participação de uma chapa única. Sibá entende que o STF deverá cancelar a sessão golpista da Câmara.
Equipe PT na Câmara

Leia Mais

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex