Setor rural divulga manifesto em defesa da democracia e contra o golpe

ATO RURALAgrônomos, técnicos agrícolas, professores e reitores de universidades rurais encaminharam à bancada do PT na Câmara, nesta terça-feira (12), manifesto dos profissionais do setor rural pela democracia. O documento foi recebido pelo líder do partido, deputado Afonso Florence (PT-BA), juntamente com vários parlamentares petistas. O manifesto expõe “as importantes transformações ocorridas no campo na última década, que resultaram na inclusão de 15 milhões de famílias agricultoras na economia do País”, e repudia a tentativa de golpe em curso contra a presidenta Dilma Rousseff.

Em discurso durante o ato, a deputada Margarida Salomão (PT-MG) disse que o movimento vigoroso em defesa da democracia vai continuar vivo no país. “As pessoas não vão mais sair das ruas. O governo terá que avançar mais. A grande novidade desse momento é a recomposição do campo progressista, que não vai voltar para casa. Estará na rua para defender a democracia e um novo país. Não vai ter golpe”, ressaltou.

Na mesma linha, o deputado Givaldo Vieira (PT-ES), elogiou o movimento e disse que o resultado da votação do processo de impeachment também depende da mobilização dos movimentos contrários ao golpe.

“O resultado desse jogo também depende de vocês. Temos que fazer o mesmo que aconteceu no Rio em defesa da democracia e do Estado democrático de direito. Essa é uma luta definitiva para o País, por isso não vai ter golpe, vai ter luta”, declarou.

O documento lembra as várias políticas públicas que fortaleceram a agricultura familiar e possibilitou melhores condições de trabalho e renda, e oferta de alimentos aos brasileiros. Entre elas, a criação de universidades e institutos federais no interior do País e incentivos à comercialização da produção como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O manifesto também cita os programas de acesso à água, que proporcionou acesso à agua potável para mais de um milhão de famílias de agricultores no Semiárido e para a produção de alimentos, além do Programa Luz para Todos, que levou energia elétrica para 15,6 milhões de moradores rurais.

Também foram lembrados os avanços na expansão do crédito rural para todos os agricultores, e a ampliação do seguro rural, de programas de defesa agropecuária, de assistência técnica e extensão rural.

Também compareceram ao ato os deputados petistas Bohn Gass (RS), João Daniel (SE), Maria do Rosário (RS), Moema Gramacho (BA), Pepe Vargas (RS) e Reginaldo Lopes (MG).

ato rural2

Héber Carvalho
Foto: Salu Parente/Agência Câmara

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também