Sessão comemorativa de Dia das Mulheres tem protesto contra tentativa de golpe e ameaça à democracia

mulheresluta2 gushta

A defesa do mandato da presidenta Dilma Rousseff marcou vários discursos proferidos na sessão solene do Congresso Nacional destinada à comemoração do Dia Internacional Nacional da Mulher e à entrega do prêmio Bertha Lutz, ocorrida nesta terça-feira (8), no plenário do Senado. Durante a solenidade, deputadas e senadoras também relembraram as várias conquistas obtidas pelas mulheres nos governos de Lula e Dilma.

Para a deputada Moema Gramacho (PT-BA), uma das oradoras do evento, a tentativa de golpe contra a presidenta Dilma é o pior tipo de retrocesso para a luta das mulheres no País. “Quando a presidenta Dilma se elegeu e subiu a rampa do Palácio do Planalto, todas nós mulheres subimos com ela. Não podemos permitir que uma mulher que lutou contra a ditadura e que, diferentemente do que ocorreu em outras épocas, permitiu que investigações ocorressem, possa ser retirada a fórceps da presidência”, afirmou.

Na mesma linha, a senadora Fátima Bezerra (PT-RN) também qualificou a tentativa de impeachment como um golpe à democracia e um ataque à conquista das mulheres.

“Se não bastasse tantas tentativas de retrocessos, agora enfrentamos a pior de todas elas que é a ameaça à democracia, que está em risco na medida em que vemos florescer um caminho golpista que tenta afastar a primeira mulher eleita presidente desse País”, observou.
Ainda de acordo com a parlamentar, a tentativa de golpe “também desrespeita a constituição e a soberania popular”, ao desconsiderar o voto de milhões de mulheres que também votaram na presidenta Dilma.

A senadora Vanessa Graziotin (PC do B-AM) e a deputada Jandira Feghali (PC do B-RJ) também condenaram a tentativa de golpe e manifestaram apoio à presidenta Dilma.

Durante a sessão solene Fátima Bezerra também listou alguns projetos considerados por ela retrocessos à causa das mulheres. Entre eles, o projeto de lei (PL 6583/13) do deputado Anderson Ferreira (PR-PE), que limita o conceito de família a homem e mulher, e o projeto de lei (PL 5069/13) de autoria do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que dificulta o acesso das vítimas de violência sexual ao aborto, em casos de estupro.

Conquistas- Apesar dos alertas contra a tentativa golpista de derrubada da presidenta Dilma, muitos avanços também foram comemorados durante a cerimônia. A senadora Fátima Bezerra citou entre eles a criação de estruturas administrativas e de políticas públicas específicas para as mulheres.

“Tivemos como conquistas nos últimos anos de governo de Lula e Dilma, a realização das conferências onde as mulheres foram ouvidas em suas reivindicações, e que culminaram em políticas públicas como o Programa Viver sem Violência, a implementação da Casa da Mulher Brasileira e do Disque 180, todos de combate à violência contra a mulher, além da sanção de leis como a Lei Maria da Penha e do Feminicídio”, ressaltou.

Diploma Bertha Lutz- Na solenidade de diplomação do prêmio Bertha Lutz foram agraciados com a homenagem a ex-ministra do STF, Ellen Gracie; a líder feminista e ex-diretora da CUT (AM), Lucia Antony; a ex-ministra da Igualdade Racial, Luiza de Bairros; a escritora Lya Luft; e o ministro do STF, Marco Aurélio Mello.

Héber Carvalho

Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100