A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) encerra seu mandato em Doha, capital do Qatar, no Oriente Médio, onde participa de um debate sobre o processo de paz na Conferência Internacional de Jerusalém, entre nos dias 2 e 3 de fevereiro. A senadora foi convidada pela Missão da Liga dos Estados Árabes no Brasil, que custeará todas as despesas.
O evento reunirá personalidades políticas e legislativas internacionais, bem como acadêmicos, intelectuais e formadores de opinião. Os temas debatidos serão “Jerusalém e o Direito Internacional”, “História de Jerusalém”, “Jerusalém e as violações israelenses” e “O Papel das organizações da sociedade civil na defesa de Jerusalém e sua proteção”.
“Fui a relatora no Brasil do projeto de lei que criou a Liga e também relatei o projeto de compra do terreno para a construção da representação Palestina em Brasília. Sou apoiadora da causa árabe devido aos inúmeros conflitos existentes na convivência com o Estado de Israel”, afirmou Serys.
Habitada desde o século IV antes de Cristo, Jerusalém é a cidade santa dos judeus, cristãos e muçulmanos. No curso da história, Jerusalém foi destruída duas vezes, sitiada 23 vezes, atacada 52 vezes e capturada e recapturada outras 44 vezes. É local de conflito entre judeus e muçulmanos há mais de 60 anos desde a criação do Estado de Israel, historicamente criticada pelos seguidores do Islã.
Equipe Informes