Para marcar a passagem do Dia Internacional para Eliminação da Discriminação Racial, a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) debaterá o tema “O Brasil e o mundo 50 anos após o massacre de Shaperville”. A mesa-redonda será realizada nesta quarta-feira (31), no Salão Negro do Ministério da Justiça, em Brasília. A programação será aberta às 14h pelo ministro da Igualdade Racial, Edson Santos.
Será expositora do tema – Os desdobramentos da Conferência de Durban e seus reflexos na América Latina – a sanitarista e especialista em relações étnico-raciais, Maria Inês Barbosa. Para falar sobre a promoção da igualdade racial na construção de novos parâmetros para as políticas públicas, foi convidado o diretor de Estudos, Cooperação Técnica e Políticas Internacionais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Mário Teodoro.
História – O Dia Internacional para Eliminação da Discriminação Racial foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1969. Desde então, o 21 de março homenageia a memória dos 69 sul-africanos assassinados pela polícia em 1960 por se manifestarem contrários à chamada “Lei do passe”, que impedia o direito de ir e vir da população negra. O episódio ficou conhecido como o “Massacre de Sharpeville”, em referência à favela, situada em Joanesburgo, na África do Sul, e marcou um novo capítulo na história mundial que culminou com o fim do apartheid.
Comunicação social da SEPPIR