Senado aprova proposta do governo Lula para retomada de 3,5 mil obras paradas

Foto: Agência Brasília

O plenário do Senado garantiu nesta terça-feira (10) a manutenção do pacto nacional pela retomada de cerca de 3,5 mil obras e serviços de engenharia, principalmente de escolas e unidades de saúde. O Projeto de Lei (PL 4172/2023) – de autoria do governo Lula – contou com a relatoria da senadora Teresa Leitão (PT-PE) e resgatou o conteúdo da Medida Provisória (MP 1174/2023), também de autoria do Poder Executivo.

O texto que segue para a sanção presidencial garante recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Sistema Único de Saúde (SUS) para os empreendimentos considerados prioritários pelos estados e municípios.

O Pacto Nacional pela Retomada de Obras e de Serviços de Engenharia abrange obras que já tenham recebido recursos do FNDE e do SUS e que estejam inacabadas ou paralisadas. A partir da repactuação do financiamento, as obras contempladas terão que ser concluídas em 24 meses, com a possibilidade de uma única prorrogação, por igual período. A repactuação envolverá novo termo de compromisso e correção dos valores correspondentes à fração não executada, e poderá incluir mudanças no projeto.

As regras de priorização das obras contempladas serão definidas posteriormente pelo Executivo, avaliando-se o percentual de execução e o ano de início. Deverão ter preferência obras em comunidades rurais, indígenas e quilombolas e também aquelas em municípios que sofreram desastres naturais nos últimos dez anos.

Obras com irregularidades poderão ser incluídas no plano, desde que não haja prejuízo para a apuração de responsabilidades sobre as falhas.

O projeto foi apresentado pelo governo Lula em agosto, após a expiração da MP 1174. Na Câmara dos Deputados, foi acrescentado dispositivo para a renegociação de dívidas com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

“O projeto de lei permite liquidar dívidas do Fies, incluindo desconto de até 99% do valor devido para estudantes com débitos vencidos por mais de 360 dias inscritos no CadÚnico ou que tenham sido beneficiários de auxílio emergencial em 2021”, detalhou a senadora.

Outra mudança feita pela Câmara dos Deputados prevê mecanismos para a retomada de obras do setor cultural no âmbito da lei Aldir Blanc de Fomento à Cultura.

A senadora Augusta Brito (PT-CE) destacou o impacto do projeto para a educação. “Com essa aprovação, serão criadas cerca de 450 mil novas vagas na rede pública de ensino do nosso país, com investimento de R$ 4 bilhões até 2026. Temos que garantir a essas crianças, jovens, adolescentes, um ambiente escolar adequado.”

Por PT Nacional

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100