Toda escola do semiárido com água, cozinha e banheiros. Esse é o tema do seminário que a Comissão de Educação da Câmara realizará na próxima quarta-feira (4) por iniciativa dos deputados petistas Waldenor Pereira (BA); Pedro Eugênio (PE); Paulão (PT) e Zezéu Ribeiro (PT). O primeiro debate, às 9h, em local a definir, será sobre Pacto do Semiárido e os direitos da criança e do adolescente. Em seguida, às 10h30 acontece o painel com o tema “Educação como base para a superação das desigualdades sociais”.
No período da tarde, a partir das 14h, acontecerão três debates: Água para Todos; Uma política de desenvolvimento para o semiárido; e Toda Escola com Água no Semiárido – uma proposta de política pública. São convidados para o evento, entre outros, representantes dos ministérios do Desenvolvimento Social; da Educação; e da Integração.
“As pessoas têm pressa e a nossa intenção é buscar formas de agilizar a implantação dessa infraestrutura em todas as escolas, pois a água é fundamental para o processo educacional como um todo” salientou Zezéu Ribeiro, que coordena o grupo de trabalho da Bancada do Nordeste no debate com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome formas de garantir água permanentemente em todas as escolas da região até 2014. Essa é uma determinação da presidenta Dilma.
O semiárido representa 18% do território nacional e abriga 29% da população do País. Com uma extensão de 980 mil km², compreende cerca de 60% de todo o território nordestino. São 1.135 municípios distribuídos no espaço geográfico de nove unidades da Federação: Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Minas Gerais, totalizando uma uma população de 22 milhões de habitantes. Estima-se que existam cerca de 15 mil escolas com carência no abastecimento de água.
PT na Câmara, com assessoria parlamentar