Seminário sugere mudanças no PNE para combater homofobia nas escolas

11-11-paulo pimenta-D2“O Plano Nacional de Educação (PNE) 2011-2020 deverá conter propostas para combater a homofobia nas escolas”. A afirmação foi feita pelo Secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação, André Lázaro. Afirmação deu-se durante o Seminário “Escola sem Homofobia”, promovido pela Comissão de Legislação Participativa, com apoio das comissões de Educação e Cultura e de Direitos Humanos da Câmara. O plano deve ser enviado pelo governo federal ao Congresso até o final do ano e definirá as metas para a educação na próxima década.

Ainda como sugestão de combate ao preconceito, o presidente da Comissão de Legislação Participativa da Câmara, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), propôs a criminalização da homofobia. “A aprovação de uma lei que torne crime a homofobia não vai resolver o problema, mas diminuirá sensivelmente os casos de discriminação contra os homossexuais nos espaços públicos, assim como ocorreu com a criminalização do racismo”, disse o parlamentar.

Ao defender o combate a homofobia a partir das escolas, o presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), Toni Reis, destacou o enorme desafio a enfrentar junto aos jovens. “Pesquisas apontam que 40% dos adolescentes não querem estudar ao lado de colegas gays, lésbicas, travestis ou transexuais”, revelou.

Um dos propositores do seminário, o deputado Iran Barbosa (PT-SE), destacou que a escola pode ajudar nessa luta. “Uma educação voltada para o respeito às diferenças pode atuar na prevenção ao preconceito”, destacou. Para a Coordenadora da Frente Parlamentar pela Cidadania LGBT, deputada Fátima Bezerra (PT-RN), “a escola é o ambiente ideal para se construir uma cultura da paz, do respeito e da tolerância nas mais diferentes opções, seja religiosa, de raça, ou da livre manifestação sexual”, concluiu.

O seminário contou ainda com as presenças dos deputados Carlos Abicalil (PT-MT), Cida Diogo (PT-RJ), Luiz Couto (PT-PB), Pedro Wilson (PT-GO) e representantes de várias entidades de defesa da comunidade LGBT.

Heber Carvalho com Agência Câmara.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100