O Seminário de Amizade Brasil-Itália realizado nesta quarta-feira (22), na Câmara, debateu as relações bilaterais entre os países. O evento foi uma iniciativa da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados e contou com a presença dos deputados petistas Carlos Zarattini (SP), que preside a Frente Parlamentar Mista da Defasa Nacional, Nelson Pellegrino (BA) e Arlindo Chinaglia (SP), membros da comissão.
Para Pelegrino, que presidiu o debate sobre Defesa e Visto, foi nos governos de Lula e Dilma que foi dada uma atenção muito especial na área da Defesa e nas parcerias internacionais. O deputado baiano disse ainda que a Defesa é uma área muito importante para o país, não só porque ela desenvolve a indústria nacional, mas também pelo incentivo à pesquisa, tecnologia e inovação.
Ele lembrou ainda o crescimento da Embraer, que é uma das maiores empresas da área de aviação do mundo e começou a crescer com o programa de compras governamentais do governo PT.
Da mesa encabeçada pelo parlamentar da Bahia participaram o vice-almirante Marcelo Campos, Diretor do Departamento de Promoção Comercial do Ministério da Defesa; Paulo Gustavo Sant’ana, Chefe da Divisão de Imigração do Ministério das Relações Exteriores; Rodrigo Pironti, Advogado, pós Doutor em Direito Público pela Universidad Complutense de Madrid, Representando o Instituto Brasileiro de Direito Administrativo; Alexandre Bernardes, resentante da IVECO – veículo de defesa; e Armando Lemos, Vice-Presidente Executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE).
(José Mello)