Seminário LGBT defendeu Estado laico , liberdade de crença e fim da intolerância

GLB14052013

Foto: Gustavo Bezerra

Mais de trezentas pessoas, de todas as unidades da federação, participaram do X Seminário LGBT no Congresso Nacional, realizado nesta terça-feira (14), na Câmara dos Deputados. A defesa da laicidade do Estado e do respeito à liberdade de crença foram os principais pontos destacados nas exposições dos convidados e nos debates.

Sob o lema “Liberdades, abram as asas sobre nós”, a atividade foi organizada pelas comissões de Cultura, de Educação e de Legislação Participativa da Câmara, em conjunto com a Frente Parlamentar Mista pela Cidadania LGBT e a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Humanos.

Na condição de vice-presidente da Comissão de Educação, o deputado Artur Bruno (PT-CE) deu as boas vindas aos participantes do seminário e lembrou que a Constituição de 1988 consagrou o Estado laico. “Os parlamentares que elaboraram a Constituição foram felizes ao determinar que todos são iguais perante a lei, sem distinção de classe, de idade, de etnia, de gênero, de orientação sexual ou de liberdade religiosa. Com esse seminário, mostramos que somos fiéis à Constituição brasileira”, declarou Artur.

O deputado Paulão (PT-AL), que coordenou um dos painéis, avaliou satisfatoriamente o evento e ressaltou a participação de parlamentares evangélicos que não se aliam às posições mais fundamentalistas. “Foi um seminário muito positivo, que reuniu vários partidos e entidades que travam essa luta por direitos igualitários. Vale destacar o papel do presidente da Comissão de Legislação Participativa, Lincoln Portela (PR-MG), que é evangélico, mas demonstra que é contra a intolerância que é disseminada por alguns parlamentares nesta Casa”, disse Paulão.

A deputada Iriny Lopes (PT-ES), chamou a atenção para o aumento da violência com motivação homofóbica. “Mães e pais da população LGBT neste País não merecem o sofrimento de uma discriminação dessa natureza e da envergadura que estamos vendo hoje com o crescimento dos homicídios seguidos de requintes de crueldade, motivados exclusivamente pelo fato de haver preconceito contra a população LGBT. Faço minha saudação aos lutadores e lutadoras do LGBT e parabenizo os deputados que organizaram a reunião”, disse a parlamentar capixaba.

A deputada Fátima Bezerra (PT-RN) destacou o contexto no qual ocorre o debate e a sua representatividade. “O tema é extremamente pertinente e oportuno e o seminário está muito representativo, com lideranças do movimento feminista, do movimento LGBT e de outros segmentos da sociedade civil que defendem a igualdade de direitos para todos”, afirmou Fátima.

Marcha – Nesta quarta-feira (15), a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) e entidades parcerias realizarão, na Esplanada dos Ministérios, a IV Marcha Nacional contra a Homofobia – “Em defesa do Estado laico, da democracia e dos direitos humanos”.

Rogério Tomaz Jr.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100