Seminário LGBT debate direitos das pessoas trans

Nesta terça-feira (13), o Congresso Nacional vai estar atento às demandas, reivindicações e necessidades da comunidade LGBT. A partir das 9 horas, no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, o 14º Seminário LGBT do Congresso Nacional reunirá parlamentares, artistas, ativistas e organizações nacionais para debater o tema “Transição Cidadã – Nossas vidas importam”.

Por mais de uma década, as bancadas progressistas da Câmara e do Senado vêm contribuindo para dar visibilidade às principais questões relacionadas às pessoas lésbicas, gays, bissexuais, trans, travestis, não-binárias e à toda comunidade sexo-diversa. Nesta 14ª edição, o Seminário LGBT vai dar atenção especial às pessoas trans.

O 14º Seminário LGBT do Congresso Nacional é organizado pelas comissões de Direitos Humanos (CDH), presidida pela senadora Regina Sousa (PT-PI), e de Assuntos Sociais (CAS) do Senado e por seis comissões da Câmara, entre elas a de Educação, Seguridade social e Família e Direitos Humanos e Minorias, esta última presidida pelo deputado Paulão (PT-AL) .

As entidades convidadas incluem o Instituto Brasileiro de Transmasculinidade (Ibrat), o Forum Nacional de Travestis e Transexuais Negras e Negros (Fonatrans), Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), Fórum Nacional de Educação, Associação Brasileira de Famílias Homoafetivas (ABRAFH), Rede Afro LGBT, Conselho Federal de Psicologia, Universidade de Brasília (UnB) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

9h – Mesa Solene de Abertura (mestre de cerimônias: Rosa Luz). Falam @s presidentes das comissões da Câmara e do Senado promotoras do evento, parlamentares requerentes do Seminário, lideranças sociais LGBT, Ângela Pires Terto, da Campanha Livres & Iguais da ONU Brasil.

11h –Transição cidadã em tempos de crise

Crises econômica, institucional, ambiental; transformações na política, recrudescimento do conservadorismo em nível mundial; terceirização, ameaças aos direitos trabalhistas, reformas constitucionais; desmonte do Estado de proteção social e os impactos na cidadania LGBT.

Falam Andrey Lemos (mediador, presidente nacional da União Nacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – UNALGBT), Thais Paz (Coletivo LGBT Sem Terra – MST), Marina Reidel (Coordenação LGBT do Ministério dos Direitos Humanos), Dom Maurício (bispo da Diocese Anglicana de Brasília), Sandra Sposito (Conselho Federal de Psicologia).

14h30 – Nossas vidas importam!

Violência LGBTfóbica com enfoque em transfobia, lesbofobia, feminicídio e racismo; violência institucional; crimes de ódio; vulnerabilidade dos corpos LGBT.

Falam Marcelo Caetano (mediador, professor na Faculdade de Direito da Universidade de Brasília), Silvia Cavalleire (União Nacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), Evelyn Silva (Associação Lésbica de Brasília – Coturno de Vênus), Eliane Dias (Rede Nacional de Negras e Negros LGBT – Afro LGBT), Valdenízia Peixoto (professora do Departamento do Serviço Social da Universidade de Brasília), Guilherme Almeida (professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro).

 

17h – Vai ter gênero, sim!

Caminhos para superação da propaganda fundamentalista da “ideologia de gênero” a partir da afirmação da cidadania LGBT; o lugar da escola e da família nesse desafio; propostas de políticas que garantam direito à identidade, à educação, ao trabalho, à saúde, à cultura, à segurança, à representação.

Falam Cristal Lopez (mediadora, cantora e ativista LGBT), Ludymilla Santiago Dias (Fórum Nacional de Travestis e Transexuais – FONATRANS), Alexya Salvador (Associação Brasileira de Famílias Homoafetivas – ABRAFH), Adriana Sales (Associação Nacional de Travestis e Transexuais – ANTRA), Representante do Fórum Nacional de Educação, Alcemir Freire (gerente de diversidade da Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente/PB – FUNDAC), Theo Silveira (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – ABGLT), Jaqueline Gomes (Conselho Federal de Psicologia).

(PT no Senado)

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex