Seminário em Natal debate Plano de Cultural

fatima_cultura_nvoO Plano Nacional de Cultura (PNC) é o tema de um seminário marcado para a próxima quarta-feira, em Natal (RN). Depois de apreciado pelo Congresso, o plano vai definir as diretrizes das políticas públicas culturais no Brasil pelos próximos dez anos. O PNC está previsto no projeto de lei 6.835/2006, relatado pela deputada Fátima Bezerra (PT-RN). O debate às 17h, no teatro Alberto Maranhão, com presença do ministro da Cultura, Juca Ferreira.

Na avaliação do ministro, a aprovação do projeto “será um grande passo para a institucionalização da gestão cultural, um pacto contra a tradicional descontinuidade nas políticas públicas e pela concretização do potencial extraordinário da cultura para o desenvolvimento sustentável do nosso país”.

De acordo com o projeto, o PNC será acompanhado e avaliado permanentemente com base no Sistema Nacional de Informações e de Indicadores Culturais, sendo que os primeiros resultados serão mensurados quatro anos após a lei entrar em vigor. “Com o PNC vamos ter o planejamento de políticas culturais de longo prazo que vão proteger e promover a diversidade da cultura brasileira”, ressalta a deputada Fátima Bezerra.

O secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, José Luiz Herencia, considera que o PNC “será um instrumento importantíssimo para fortalecer essas políticas, incentivar a produção artística e universalizar o acesso da população à produção cultural”. A proposta de ter um Plano Nacional de Cultura surgiu em 2005, após as reivindicações e sugestões apresentadas durante a 1ª Conferência Nacional de Cultura, que mobilizou cerca de 60 mil pessoas para o debate das políticas culturais do Brasil. Depois dessa etapa, foram realizados seminários em todos os estados, oficinas e fórum virtual para a elaboração e encaminhamento do projeto de lei do PNC à Câmara.

Além do ministro Juca Ferreira e da deputada Fátima Bezerra, confirmaram presença os deputados deputados Gilmar Machado (PT-MG) e Angelo Vanhoni (PT-PR). O seminário será realizado numa parceria entre o Ministério da Cultura, Fundação José Augusto e a Comissão de Educação e Cultura da Câmara. Confira a programação:

Programação

Ato do Plano Nacional de Cultura

Data: 26 de agosto de 2009

Local: Teatro Alberto Maranhão (Praça Augusto Severo, S/N, Ribeira, Natal-RN)

17h – Abertura da feira de produtos e grupos culturais

17h30 – Apresentação artística no Jardim do Teatro – Charanga do Riso e Tropa Trupe

19h – Abertura do Ato

Recital do poeta Antônio Francisco

Mesa de abertura:

Juca Ferreira – Ministro da Cultura

Wilma de Faria – Governadora do Rio Grande do Norte

Fátima Bezerra – deputada federal e relatora do projeto Robinson Faria – deputado estadual e presidente da Assembléia Legislativa do RN

José Luiz Herencia – secretário de Políticas Culturais do MinC

Crispiniano Neto – presidente da Fundação José Augusto

Daniel Zen – presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura Flávio Arns – presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal

Ivanildo Rêgo – reitor da UFRN

Márcio Meireles – representantes do Fórum de Secretários Estaduais do NE

Oswaldo Viegas – secretário de Cultura de Alagoas e presidente do Fórum Nacional de Conselhos de Cultura

Jandira Feghalli – presidente do Fórum Nacional de Secretários de

Cultura de Capitais

19h40 – Explanação do processo de elaboração e participação social do PNC

20h – Ato Público de apresentação do substitutivo do projeto de lei

21h – Apresentação cultural e encerramento do evento
Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também