O legado dos governos petistas de Lula e Dilma e os desafios do partido para o futuro foram os temas que nortearam o seminário realizado pelo Núcleo do PT no Congresso Nacional e Esplanada na última quinta-feira (20). Realizado no auditório Freitas Nobre da Câmara, o evento celebrou os 34 anos do PT, completados neste mês de fevereiro. Participaram do encontro vários parlamentares e servidores das lideranças do PT na Câmara e no Senado.
Durante o seminário o deputado Ricardo Berzoini (PT-SP) afirmou que os governos petistas fizeram muito pelo país. “Em 11 anos construímos o maior programa de distribuição de renda do mundo (Bolsa-Família) e o melhor programa habitacional da história do País (Minha Casa Minha Vida), além de termos tomado medidas para transformar a realidade da educação e da saúde”, destacou Berzoini ao citar o Prouni, e as novas universidades e escolas técnicas federais.
O parlamentar destacou ainda como avanços a recuperação do poder de compra do salário mínimo, a criação de empregos e redução drástica no índice de desempregados, além da implementação do maior programa de infraestrutura da república brasileira, o PAC.
A deputada Iriny Lopes (PT-ES) destacou um princípio que, na avaliação dela, deve nortear a ação política de todos os petistas. “Um partido como o nosso, que tem em seu DNA os princípios da esquerda socialista, não pode deixar de ter enraizamento social e contato direito com a população”, observou. Para isso o deputado Rogério Carvalho (PT-SE) disse que o partido deve “construir uma nova simbiose entre democracia representantiva e participativa”.
Em relação aos desafios debatidos no seminário, o principal ponto ressaltado foi à reeleição da presidenta Dilma Rousseff.
O seminário contou ainda com as palestras dos senadores Ana Rita (ES) e Aníbal Diniz (AC), do ex-deputado petista Gilney Viana, e do ex-chefe de gabinete da liderança do PT, Athos Pereira. Os deputados Assis Carvalho (PT-PI) Fernando Ferro (PT-PE) e Policarpo (PT-DF) e o ex-deputado Paulo Rocha (PT-PA) também prestigiaram o evento.
Héber Carvalho