Seminário Resistência, Travessia e Esperança aborda nesta segunda-feira (14), das 9h às 13h30, o tema: Desenvolvimento Social, enfrentamento à fome, à pobreza e às desigualdades. A atividade é promovida pelas bancadas do PT na Câmara e no Senado, em conjunto com a Fundação Perseu Abramo (FPA) e Instituto Lula. O evento será coordenado pelos deputados Odair Cunha (PT-MG) e Patrus Ananias (PT-MG).
O evento ocorrerá de forma virtual e terá a participação dos líderes do PT na Câmara, deputado Reginaldo Lopes (MG), e no Senado, senador Paulo Rocha (PA).
“Debater esses temas, sobretudo no governo Bolsonaro que tem afundado nosso povo na miséria, é fundamental para a reconstrução de um País melhor e mais digno para todos”, afirmou o deputado Odair Cunha. O parlamentar ressaltou ainda que o enfrentamento à fome, à pobreza e desigualdades, além da luta por mais igualdade e justiça social “são marcas da história do PT”. “Essa luta precisa ser de todos nós”, argumentou.
Na avaliação do deputado Patrus Ananias, é fundamental o debate interno do Partido dos Trabalhadores para enfrentar os desafios de reconstruir do Brasil, destruído por Bolsonaro. “Neste importante seminário, vamos aprofundar as reflexões sobre o desenvolvimento social, que implica nas melhores condições de vida da população, de maneira sustentável e igualdade de oportunidades, e buscar estratégias para a retomada das políticas públicas construídas em nossos governos”, explicou.
Patrus enfatizou que o resultado do desmonte das políticas públicas é visível nas ruas das nossas cidades. “Hoje 112 milhões de brasileiros sofrem algum grau de insegurança alimentar e 19 milhões enfrentam a fome diariamente”, lamentou.
O encontro contará com a participação da ex-ministra Tereza Campello (Napp/DS/FPA); Tatiane Valente, coordenadora do Setorial Nacional de Economia Solidária do PT e do Napp de Economia Solidária da FPA e presidenta da Federação Unicafes do Amazonas; Adriana Aranha, coordenadora do setorial de Segurança Alimentar e Nutricional do PT; Francisco Menezes, ex-presidente do Consea; e Laís Abramo, ex-diretora da OIT no Brasil e ex-diretora social da Cepal.
Benildes Rodrigues