Seminário debate cultura agrícola milenar quilombola

Tatto quilombolas

O deputado Nilto Tatto (PT-SP) esteve no sábado (21) no seminário realizado no quilombo de Ivaporunduva, Eldorado (SP), que apresentou dados do inventário cultural do sistema agrícola das comunidades quilombolas do Vale do Ribeira.

Técnicos do Instituto Socioambiental (ISA) desenvolveram com as comunidades um rico material sobre a singularidade das roças tradicionais e o conjunto de bens culturais associados ao sistema agrícola quilombola que é transmitido há diversas gerações.

As tradições quilombola foram apresentadas para integrantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) que está processando um pedido de registro do sistema agrícola quilombola como patrimônio nacional e, assim ,garantir salvaguardas por parte do Estado para a sua manutenção .

O seminário reuniu parceiros dos quilombolas na luta pela regularização fundiária, pesquisadores e muitas lideranças quilombolas. ”O registro do patrimônio imaterial cultural do sistema agrícola quilombola do Vale do Ribeira é mais uma oportunidade de o Brasil conhecer a importância da cultura quilombola na formação da identidade nacional”, disse.

Convocação – Nilto Tatto entrou com pedido de convocação na Comissão de Desenvolvimento Urbano, do ministro interino do Governo golpista, Bruno Araújo, que assumiu o Ministério das Cidades e, com uma canetada, “acabou de uma vez com um dos programas mais fantásticos que temos na história do País, que é o Minha Casa, Minha Vida. Isso demonstra a falta de responsabilidade do Governo que assumiu”, disse.

AP com PT na Câmara

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também