Semana Nacional da Consciência Negra tem atividades para enfatizar lutas e conquistas

semanaconsnegra

Uma série de atividades em Brasília celebra, de hoje (16) até a próxima sexta-feira (20), a Semana Nacional da Consciência Negra. Realizados e apoiados pelo Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, os eventos vão desde o lançamento da campanha “Novembro pela Igualdade Racial”, até atividades como a realização da 1ª Marcha das Mulheres Negras, que ocorrerá na quarta-feira (18), convocada por entidades ligadas ao movimento negro.

Também ocorrerão durante a semana palestras, seminários, rodas de diálogos, feiras, lançamentos de publicações e encontro com a juventude negra. Todos os eventos fazem alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, e instituído pela presidenta Dilma Rousseff em 2011 (Lei 12.519/11). A data lembra o dia em que Zumbi dos Palmares foi assassinado, em 1695. A República de Palmares é um dos principais símbolos da resistência negra à escravidão no Brasil.

Para o líder da bancada do PT na Câmara, deputado Sibá Machado (AC) avançamos muito nos últimos treze anos, com os governos do PT e aliados, com a implementação de diferentes políticas de inclusão racial, mas os desafios são enormes. “Em pleno século 21, ainda temos que enfrentar a intolerância, a violência e o preconceito racial”.

“No ano em que completamos 320 anos da morte de Zumbi dos Palmares, temos que comemorar as conquistas já obtidas, como a criação da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, entre outras, mas também lembrarmos que, infelizmente, ainda existem o preconceito e racismo no Brasil, e assim lutarmos para que todos os brasileiros tenham o respeito e condições iguais de vida independentemente da cor da pele”, destacou o deputado Vicentinho (PT-SP).

A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), hoje vinculada ao Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, foi criada em 2003 durante o primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Também no governo do ex-presidente, outro marco reconhecido pelo movimento negro como política de superação ao racismo no País foi o estabelecimento, em março do mesmo ano, da Lei 10.639/03 que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

O dispositivo torna obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira nas escolas de Ensino Fundamental e Médio no País. A Lei promove uma educação que reconheça e valorize a diversidade, comprometida com as origens do povo brasileiro.

Marcha- Outro ponto alto da Semana da Consciência Negra será a realização da 1ª Marcha das Mulheres Negras. Entre os principais objetivos da mobilização está dar maior visibilidade à situação de opressão secular da mulher negra, e exigir do Estado brasileiro, bem como de todos os setores da nossa sociedade, respeito e compromisso com a promoção da equidade racial e de gênero no País.

“As mulheres negras de todo o País pretendem demonstrar ao Brasil com esta marcha que estão mobilizadas pela manutenção das conquistas já obtidas, contra qualquer tipo de retrocesso, e pela reivindicação de direitos ainda não efetivados”, enfatiza a deputada Benedita da Silva (PT-RJ).

Héber Carvalho

Leia Mais – Diversas atividades celebram a Semana Nacional da Consciência Negra

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100