Semana do Meio Ambiente: oportunidade para fortalecer a luta contra a destruição ambiental

O Fórum Nacional Permanente em Defesa da Amazônia realiza entre os dias 1º (terça) e 5 de junho (sábado) a Semana do Meio Ambiente 2021. Sob o tema “Amazônia, Resistência Pela Vida”, a semana virtual contará com painéis temáticos, manifestação cultural e visitas virtuais a pontos históricos da região, além de um grande ato político em defesa da Amazônia e seus povos. Com a participação de diversos segmentos da sociedade e lideranças regionais e nacionais serão debatidos temas ligados ao meio ambiente e a realidade das populações indígenas, extrativistas, ribeirinhas e quilombolas.

Para o coordenador do Fórum Nacional Permanente em Defesa da Amazônia, deputado federal Airton Faleiro (PT-PA), as atividades da Semana do Meio Ambiente devem servir como uma reação da sociedade contra a destruição ambiental verificada atualmente no País.

Deputado Airton Faleiro. Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados-Arquivo

“A Semana do Meio Ambiente deste ano exige de nós uma reação contundente diante de tantos ataques aos territórios dos povos da Amazônia e ao meio ambiente. É preciso que a nossa voz ecoe nos ouvidos dos poderes, mas também sensibilize a sociedade brasileira em defesa dessa causa. É para isso que convidamos você a participar da programação do Fórum Permanente em Defesa da Amazônia”, conclamou.

Já o secretário nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento do PT, deputado federal Nilto Tatto (SP), disse que os debates que serão travados na Semana do Meio Ambiente também serão uma oportunidade para fortalecer a luta contra as propostas contrárias a preservação ambiental que tramitam no Congresso Nacional.

“Essa atividade idealizada pelo Fórum Permanente em Defesa da Amazônia é importante para criar um espaço de articulação entre parlamentares e sociedade civil organizada para fortalecer o enfrentamento que teremos que fazer, dentro do Congresso Nacional, para evitar que se vote legislações que representam retrocessos nas questões ambientais, principalmente em relação a preservação da floresta e de suas comunidades indígenas, extrativistas, ribeirinhas e quilombolas”, observou.

Deputado Nilto Tatto – Foto: Cleia Viana – Câmara dos Deputados-Arquivo

Licenciamento ambiental

Dentre esses projetos, atualmente o que mais causa preocupação é o projeto de lei (PL 3.729/2004), que praticamente acaba com o licenciamento ambiental no País. A proposta, aprovada a duas semanas na Câmara – sob pressão da bancada ruralista – dispensa o licenciamento ambiental para uma série de atividades econômicas, como empreendimentos do agronegócio e ampliação de obras de infraestrutura. Também cria uma espécie de licenciamento por autodeclaração e ainda acaba com consultas a comunidades tradicionais sobre obras que passem por seus territórios.

E a coordenadora da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas, deputada Professora Rosa Neide (PT-MT), destacou que as atividades da semana também devem debater o cumprimento de acordos assinados pelo País no passado para a redução da emissão de gases de efeito estufa, causadores de mudanças climáticas.

“Será muito importante para o País acompanhar a Semana do Meio Ambiente, saber o que pensam os povos tradicionais, a academia e as entidades que lidam com a questão ambiental. O papel do Brasil no controle do clima no mundo está sendo acompanhado passo a passo. O Estado brasileiro fez compromissos e agora temos que discutir quais são as iniciativas do governo para cumpri-los”, esclareceu.

Deputada Professora Rosa Neide – Foto: Lula Marques

Entidades e ativistas ambientais tem criticado o governo Bolsonaro por emitir sinais trocados em relação ao tema. Segundo eles, enquanto o presidente brasileiro prometeu reduzir a emissão de CO2 na atmosfera durante a cúpula do Clima (realizada em abril), internamente seu governo desmonta órgãos ambientais que fiscalizam o desmatamento e queimadas – que tiveram aumento recorde no último ano – e ainda contribui com a destruição da floresta Amazônica, ao apoiar publicamente a mineração em terras indígenas.

Atividades da Semana do Meio Ambiente 2021

Entre os dias 1º (terça) e 5 (sexta-feira) serão realizados sete painéis temáticos, sempre as 10h. Serão debatidos os temas Amazônia Indígena e Meio Ambiente; Populações Extrativista, Comunidades Tradicionais, Povo Negro, Quilombolas e Meio Ambiente; Mulheres e Meio Ambiente; Juventude e Meio Ambiente; LGBTQI e Meio Ambiente; Agricultura Familiar e Meio Ambiente; Educação, Pesquisa, Ciência e Meio Ambiente.

Para organizadores da Semana do Meio Ambiente é necessária uma ampla mobilização pela Amazônia, frente a todos os retrocessos dos últimos anos, os fortes ataques ao meio ambiente e a desconstrução de uma política de preservação ambiental, construindo caminhos para reverter a devastação ambiental e a exclusão social na floresta, nas águas e nas cidades.

Programação da Semana do Meio Ambiente 2021:

01/06 (terça-feira)

10h – Painel 01 (Indígena), Painel 2 (comunidades tradicionais)

Dia 02/06 (quarta):

10h: Painel 3 (Mulheres), Painel 4 (Juventude) e Painel 5 (LGBTQI);

Dia 03/06 (quinta):

10h: Painel 6 (Agricultura Familiar) e Painel 7 (Educação/Ciência);

Dia 04/06 (sexta):

10h: Manifestação Cultural: “Reação Amazônica: Sociedade e Meio Ambiente”;

14h: Visitas Virtuais;

Dia 05/06 (sábado):

15h: Ato político em Defesa da Amazônia e seus Povos – Políticas Públicas: Ameaças, pauta e agenda de luta prioritária unificada para o segundo semestre de 2021.

 

Héber Carvalho, com informações da assessoria do deputado Airton Faleiro

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100