Semana do Alimento Orgânico destaca importância dos alimentos saudáveis

organicosDe 26 a 30 de maio, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em parceria com os ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), da Educação, da Ciência e Tecnologia, e do Meio Ambiente promovem, a Semana Nacional do Alimento Orgânico.
A iniciativa, que acontece desde 2005, visa o esclarecimento dos consumidores sobre o que são os produtos orgânicos, fazendo uma abordagem sobre os benefícios ambientais, sociais e nutricionais desses produtos, estimulando o seu consumo.

Este ano, 25 estados participarão da campanha, com atividades voltadas para consumidores, agricultores e técnicos envolvidos com a produção orgânica. Serão realizados seminários, reuniões técnicas, dias de campo, oficinas, cursos, degustações de produtos orgânicos e apresentação de vídeos, panfletagem em shoppings e supermercados, feiras livres e atividades artísticas.

As atividades da Semana Nacional do Alimento Orgânico terão a finalidade, ainda, de esclarecer consumidores, produtores e comerciantes sobre a legislação para produtos orgânicos que entra em vigor a partir de janeiro de 2011. Até dezembro de 2010, agricultores familiares e empreendimentos da agricultura familiar terão que se adequar ao novo sistema de avaliação dos produtos orgânicos. A medida faz parte do Decreto nº 6.323/07 que instituiu o Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica.

A Semana conta, ainda com a parceria do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e de outras organizações governamentais e não governamentais que compõem as Comissões da Produção Orgânica nas Unidades da Federação.

Para o diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria da Agricultura Familiar do MDA, Arnoldo de Campos, a iniciativa de realização desta semana é muito importante para promover o consumo saudável e sustentável. Serve também para divulgar a relevância da agricultura familiar para a produção orgânica no Brasil. “A produção orgânica é uma estratégia do MDA de geração de renda e de valorização da produção da agricultura familiar. Além disso ela é sustentável, o que é bom para produtores, consumidores e sociedade”, destaca Campos.

O último Censo Agropecuário-2006, revelou que já são 90.500 estabelecimentos rurais que praticam agricultura orgânica, o que representa quase 1,8% das unidades de produção brasileira.

O mercado anual de produtos orgânicos do Brasil é de aproximadamente U$ 400 milhões, sendo 40% comercializado no País e 60% para exportação, com crescimento aproximado de 25% ao ano. No Brasil, a produção orgânica é uma atividade que se encontra em franca expansão entre agricultores familiares e assentados da reforma agrária. Estima-se que em torno de 85% dos produtores orgânicos brasileiros sejam familiares.

No Centro-Oeste, um dos exemplos de produção orgânica na agricultura familiar é a Cooperativa dos Agricultores Ecológicos do Portal da Amazônia (Cooperagrepa), localizada no estado do Mato Grosso. Com sede no município de Terra Nova do Norte, a Cooperativa surgiu em 2003, beneficiando diretamente com seu trabalho cerca de 300 famílias.

Nos últimos anos, o governo brasileiro, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), tem desenvolvido inúmeras e expressivas ações de fomento à produção e consumo de produtos orgânicos e oriundos de sistemas produtivos de base ecológica. Ao todo, foram mais de U$110 milhões investidos em sete anos de governo.

As principais ações são: participação efetiva na construção e implementação do marco legal da agricultura orgânica brasileira; capacitação de mais de 100 mil técnicos e agricultores em agroecologia e agricultura orgânica; recursos específicos para pesquisa e desenvolvimento tecnológico em agroecologia; crédito para custeio e investimento específicos para a produção e comercialização de produtos orgânicos; Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) adquirindo produtos orgânicos com valor 30% superior; Programa Nacional de Alimentação Escolar adquirindo, pelo menos 30% da agricultura familiar, e priorizando produtos orgânicos.

Além disso, o MDA apoiou a certificação de cerca de 100 grupos de agricultores familiares e a participação em feiras de negócio nos níveis nacional e internacional, como a BioFach, feira internacional de produtos orgânicos, que acontece anualmente na Alemanha.

Assessoria do MDA

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100