“Sem anistia”! Atos em defesa da democracia marcam um ano da tentativa de golpe

Atos em defesa da democracia marcaram o primeiro ano após a tentativa fracassada de golpe ocorrida em 8 de janeiro de 2023. Foto: Fernando Frasão/Agência Brasil

Manifestações organizadas pela CUT, movimentos sociais e partidos políticos, realizadas em diversas partes do país, exigiram punição exemplar a todos os golpistas envolvidos

Atos e manifestações,  promovidas por entidades como a CUT, movimentos sociais e organizações políticas em diversas capitais e cidades do país, marcaram a segunda-feira (8) para lembrar o primeiro ano da tentativa de golpe promovida por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. Há um ano, os bolsonaristas invadiram e vandalizaram as sedes dos Três Poderes em Brasília, em cenas de violência e ódio que chocaram todo o país.

Nos atos, os participantes pediram a responsabilização e condenação dos envolvidos na articulação que culminou com os ataques ao Palácio do Planalto e às sedes do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF). Até o momento, as investigações e julgamentos já levaram a condenações que chegam a 17 anos de prisão de alguns dos terroristas bolsonaristas que participaram diretamente do quebra-quebra, mas durante os atos foram feitas cobranças em relação aos financiadores e fiadores da tentativa de golpe de estado.

Em São Paulo, o ato foi realizado na Avenida Paulista, ponto tradicional de manifestações democráticas, organizado pela Frente Povo Sem Medo, e contou com a participação de representantes de movimentos populares, entidades sindicais, partidos políticos e outras organizações.

Durante o evento na capital paulista, a militância destacou a necessidade de que não haja anistia para quem participou da tentativa de golpe contra a democracia, sejam empresários e militares que financiaram ou participaram ativamente nas articulações do movimento golpista. “Sem Anistia!” foi o mote principal em São Paulo e em todas as atividades realizadas Brasil afora nesta segunda-feira.

LEIA MAIS: Lula: “Brasileiros e brasileiras disseram um eloquente não ao fascismo”

Outros estados

Em Brasília, as primeiras manifestações ocorreram já no domingo (7), com a participação de partidos de esquerda e organizações sociais, como a Central Única dos Trabalhadores do Distrito Federal. Os organizadores aproveitaram o fechamento aos domingos do trânsito de veículos da rodovia DF-002 (Eixão) quando é liberada para pedestres e ciclistas, para promover o chamado Ato em Defesa da Democracia.

Na Bahia, em Salvador, o Ato em Defesa da Democracia foi realizado na Assembléia Legislativa do estado, e contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT), e do vice-governador, Geraldo Júnior.

Em Recife, os pernambucanos escolheram o Monumento Tortura Nunca Mais, localizado no bairro da Boa Vista, na capital, como epicentro das atividades do que chamaram de Ato Simbólico em Defesa da Democracia.

Em Goiás, a CUT estadual promoveu uma manifestação que percorreu parte do Centro da capital Goiânia no fim da manhã desta segunda-feira.

Na capital sergipana, Aracaju, também foi realizado  ato em defesa da democracia no fim da manhã, assim como em João Pessoa, na Paraíba, com a participação ativa da CUT.

E no centro de Maceió, em Alagoas, também foi realizada um reunião da militância para celebrar  a resistência contra a tentativa de golpe ocorrida em 8 de janeiro de 2023.

PT Nacional, com CUT e Brasil de Fato

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100