Seis líderes europeus declaram apoio a Lula e cobram sua participação nas eleições

Seis ex-chefes de Estado e de Governo europeus, entre eles o espanhol José Luis Rodríguez Zapatero e o francês François Hollande, ambos socialistas, pediram nesta terça-feira (15) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado sem provas e preso desde abril por sentença arbitrária do juiz Sérgio Moro, possa concorrer às eleições presidenciais no Brasil.

No texto, ao qual a agência de notícias espanhola EFE teve acesso exclusivo, Zapatero, Hollande, os italianos Massimo D’Alema, Romano Prodi e Enrico Letta e o belga Elio di Rupo disseram que “a luta legítima e necessária contra a corrupção não pode justificar uma operação que questiona os princípios da democracia e o direito dos povos a escolher seus governantes”.

“A prisão precipitada do presidente Lula, incansável artífice da diminuição das desigualdades no Brasil e defensor dos pobres, só pode suscitar nossa comoção”, disseram os seis ex-líderes.

Os ex-líderes consideram também uma “séria preocupação” o impeachment sofrido pela ex-presidente Dilma Rousseff, “democraticamente escolhida pelo seu povo e cuja integridade jamais foi posta em interdição”.

Diante disso, apelaram “solenemente para que o presidente Lula possa concorrer livremente perante o sufrágio do povo brasileiro “.

O manifesto, sob o título “Chamada de Líderes Europeus em apoio a Lula”, foi organizado por Jean-Pierre Bel, que foi o enviado pessoal de Hollande para a América Latina (2015-2017) e presidente do Senado francês (2011-2014).

Veja abaixo a íntegra da nota dos líderes europeus:

A prisão apressada do presidente Lula, incansável arquiteto da redução das desigualdades no Brasil, defensor dos pobres de seu país, só pode despertar nossa emoção.

O impeachment de Dilma Rousseff, eleita democraticamente por seu povo e cuja integridade nunca foi questionada, já era uma preocupação séria. A luta legítima e necessária contra a corrupção não pode justificar uma operação que questiona os princípios da democracia e o direito dos povos de eleger os seus governantes.

Nós solenemente solicitamos que o presidente Lula possa se submeter livremente ao sufrágio do povo brasileiro.

 

François HOLLANDE, ex presidente da República francesa

Massimo D’ALEMA, ex presidente do Conselho de ministros da República italiana

Elio DI RUPO, ex Primeiro-ministro da Bélgica

Enrico LETTA, ex presidente do Conselho de ministros da República italiana

Romano PRODI, ex presidente do Conselho de ministros da República italiana

José Luis RODRIGUEZ ZAPATERO, ex presidente do Governo da Espanha

 

PT na Câmara, com informações da agência EFE

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex