Seguridade Social mobiliza sul da Bahia para debater responsabilidade sanitária

amauri-seguridade-familia

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Amauri Teixeira (PT-BA), realiza seminário na Câmara de Vereadores de Teixeira de Freitas (BA) para discutir a responsabilidade sanitária na região. O encontro acontece dia 15 de agosto (sexta-feira) a partir das 13h30.

Para Amauri Teixeira, que propôs o debate, a situação dos serviços de saúde na região passa por sérias dificuldades e o seminário pode ajudar a encontrar formas para diminuir o problema.

“Há pouco tempo a Prefeitura de Teixeira de Freitas suspendeu as ações e serviços de saúde para a cidade e aos demais municípios do extremo sul da Bahia, pactuados com a rede municipal do SUS. Ás clínicas de especialidades médicas de neurologia e ortopedia, por exemplo, foram descredenciadas. Isso gerou a falta de assistência em toda a região de saúde e, consequentemente, o deslocamento dos pacientes para a capital – Salvador”, destacou o deputado.

Amauri explicou que a responsabilidade sanitária é firmada em contrato organizativo da ação pública da saúde (CAP). Isso corresponde ao compromisso público e à obrigação contratual que cada ente federado assume para executar ações e serviços individual e coletivo de saúde, englobando o financiamento e o cumprimento de metas de produção.

O comunicado de suspensão das ações e serviços de saúde da Prefeitura de Teixeira de Freitas afirma que o alto custo para manutenção da estrutura, que não conta com recursos específicos para os gastos, e o fato de que a maioria do serviço de média e alta complexidade é pago acima do preço Tabela SUS, tornaram inviável a prestação desses serviços.

A região de saúde Teixeira de Freitas é integrada por 13 municípios: Alcobaça, Caravelas, Ibirapuã, Itamaraju, Itanhém, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Prado e Vereda. São 423.613 habitantes, conforme Plano Diretor de Regionalização.

Responsabilidade sanitária – Desde os pactos pela saúde (pacto pela saúde, pelo SUS e pela vida), a responsabilidade sanitária é colocada em prática pelos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) nas diversas esferas de governo, de maneira eclética e sem marco legal.

A Câmara dos Deputados discute a Lei de Responsabilidade Sanitária (PLP 21/07),que agora depende apenas de deliberação na Comissão de Finanças e Tributação.

“Trata-se do marco legal ao tema, viabilizando a segurança jurídica, social e econômica necessária aos responsáveis pelos SUS, de todas as esferas de governo, que evitará a suspensão de assistência”, lembrou Amauri Teixeira.

O deputado afirmou ainda que, com a responsabilidade sanitária, Teixeira de Freitas e todos os demais municípios que integram a região de saúde, iriam planejar e programar as ações e serviços de saúde. Como, por exemplo, saberiam quantas pessoas seriam atendidas, definiriam o que o Poder Público vai prestar em termos de ações e serviços de saúde e fariam a descentralização do SUS.

Assessoria Parlamentar

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex