O ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, anunciou nesta sexta-feira (1º) que 7 mil policiais federais vão atuar no próximo domingo (3) em todo o Brasil. O objetivo é evitar qualquer tipo de fraude ou crime eleitoral e garantir a segurança para que os eleitores possam votar com tranqüilidade.
Práticas como compra de votos, boca de urna, distribuição de camisetas e de material publicitário, voto de cabresto e transporte irregular de eleitores serão coibidas pela PF em parceria com a Força Nacional. “Vamos dar segurança à população e evitar qualquer tipo de crime ou fraude no dia das eleições”, afirmou o ministro da Justiça.
A Polícia Federal terá unidades volantes em 247 municípios do país. O Distrito Federal e mais quatro estados (Pará, Amazonas, Rio Grande do Norte e Alagoas), pediram reforço à PF para o domingo. “A Polícia Federal reforçou o efetivo nestes estados, mas dará apoio em todo o país”, explicou o ministro Luiz Paulo Barreto.
Distrito Federal – De acordo com o ministro da Justiça, a segurança no Distrito Federal é uma das que mais preocupa. “É uma situação eleitoral ainda indefinida. Há históricos de confrontos recentes entre grupos políticos nas ruas de Brasília e não vamos poder permitir que isso aconteça no próximo domingo. A capital do país precisa dar exemplo de como enfrentar o período eleitoral de forma tranquila”, afirmou Barreto.
O ministro ressaltou que a população pode ficar tranqüila com relação ao esquema de segurança montado para o dia 3. “Teremos uma eleição tranqüila. Esperamos uma festa democrática no próximo domingo e absolutamente dentro da lei”, encerrou.
Além da PF, 711 homens da Força Nacional vão estar no final de semana em diversas cidades do país. Será a primeira vez que a Força Nacional de Segurança Pública vai atuar nas eleições. Os tribunais regionais eleitorais têm até o sábado (2), véspera das eleições, para solicitar o reforço na segurança.
Equipe Informes com Agências